Morre músico Letieres dos Santos Leite de 61 anos de covid
Percussionista e saxofonista, Letieres acompanhou a cantora Ivete Sangalo por mais de 12 anos, sendo responsável por arranjos de músicas como "Festa", "Abalou", "Empurra-empurra" e "Tô na rua"

SBT News
O maestro e compositor Letieres dos Santos Leite, 61 anos, morreu nesta 4ª feira (27.out), em Salvador. Pessoas próximas ao músico disseram que ele foi vítima da Covid-19, mesmo após ter tomado duas doses da vacina.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Além de compositor, Leite era arranjador,instrumentista e foi o criador da orquestra Rumpilezz, onde era responsável por todo o conceito - figurinos, ambientação - passando pelas composições e arranjos de sopro e percussão. Com dois discos gravados, a orquestra comandada por Letieres ganhou prêmios e chamou atenção de outros músicos, que se tornaram colaboradores, como Ed Motta, Gilberto Gil e Caetano Veloso. O conjunto ainda homenageou Dorival Caymmi (1914-2008) e prepara um disco em que revisita o emblemático LP "Coisas" (1965), de Moacir Santos (1926-2006).
Percussionista e saxofonista, Letieres acompanhou a cantora Ivete Sangalo por mais de 12 anos, sendo responsável por arranjos de músicas como "Festa", "Abalou", "Empurra-empurra" e "Tô na rua". Neste ano, ele também fez arranjos para o disco "Noturno", de Maria Bethânia.
Em suas redes sociais, Ivete lamentou a morte do artista. " Meu amigo genial! @letieresleite. Só aprendi coisas maravilhosas convivendo com vc. A Deusa música nos uniu e me presenteou com essa alma linda que é a sua. Estou triste por sua partida. Não esquecerei jamais as inúmeras contribuições à música e à minha carreira, pois o seu talento é poderoso demais. Nossas viagens e nossos segredos. Te amo maestro, por tudo e por nossa amizade eterna . Siga em paz", escreveu a cantora.
Outras celebridades também prestaram homenagens ao músico, como Manno Góes e Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM).
"Estou arrasado. Letieres era um gênio. Um músico fora de série. Maestro de talento raro. Um amigo inteligente e sensível. Que triste", escreveu Góes, no Twitter.
Estou arrasado. Letieres era um gênio. Um músico fora de série. Maestro de talento raro. Um amigo inteligente e sensível. Que triste. ?https://t.co/jz2WXDZ0tU
? Manno Góes ???????????????? (@_mannogoes) October 27, 2021
Por meio de nota à imprensa, Fernando Guerreiro também citou a genialidade do maestro. "Perdemos um gênio da música. Letieres respirava melodias, sonhava com letras e arranjos, se realizava através dos acordes. Nunca parou, nem se acomodou, era uma usina de criação em ebulição. Chocado e absolutamente consternado. Gratidão eterna por tudo que realizou".
Polítcos do estado natal de Leite, também se manifestaram. O presidente nacional dos Democratas, ACM Neto, ressaltou a contribuição do músico para com o estado.
É com tristeza que recebo a notícia do falecimento de Letieres Leite. Maestro talentoso, se tornou símbolo da música baiana ao idealizar a Orkestra Rumpilezz e levar a magia da percussão da Bahia para todo o mundo. Com certeza, será uma grande perda para a cultura do nosso país. https://t.co/ZiBRxAx0nS
? ACM Neto (@acmneto_) October 27, 2021