Usina de Itaipu atinge marca de 50 milhões de MWh gerados em 2021
Segundo diretor da hidrelétrica, "em ano de seca histórica, Itaipu está operando com eficiência máxima"
SBT News
A usina de Itaipu atingiu, no último sábado (9.out), a marca de 50 milhões de megawatts-hora (MWh) gerados em 2021, segundo comunicado. A hidrelétrica afirma que essa quantidade de energia é suficiente para abastecer o mundo por 19 horas, o Brasil por um mês e sete dias, e a cidade de São Paulo por um ano e dez meses, por exemplo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com o diretor-geral brasileiro da usina, João Francisco Ferreira, "em ano de seca histórica, Itaipu está operando com eficiência máxima". Ele acrescentou que o índice de produtividade da hidrelétrica contribuiu para que o valor de geração fosse alcançado mesmo em meio à escassez de chuvas. Neste ano, a produtividade média de Itaipu está no patamar recorde de 1,0977 megawatt médio por metro cúbico por segundo (MWméd/m³/s).
O índice é calculado pela relação entre a quantidade de energia gerada e o volume de água que passou pelas unidades geradoras. No último mês de julho, a produtividade da usina foi de 1,1221 MWméd/m³/s e, assim, bateu o recorde mensal.
Veja também: