Políticos rebatem fala de Damares sobre "vacina ou absorvente"
Ministra defendeu veto de Bolsonaro à proposta de distribuição gratuita de absorventes
SBT News
Políticos de oposição e pesquisadores da área de direitos humanos criticaram as declarações da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Ao defender o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à proposta de distribuição gratuita de absorventes a meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade ou privadas de liberdade, Damares disse que é preciso ter "prioridade".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Hoje a gente tem que decidir: a prioridade é a vacina ou o absorvente?", questionou Damares, acrescentando que "a gente nunca viu nenhum governo se preocupar com isso": "E agora o Bolsonaro é o carrasco porque ele não vai distribuir esse ano".
Entre os que comentaram as declarações de Damares estão as deputadas federais Erika Kokay (PT-DF) e Tabata Amaral (PSB-SP). A primeira disse que a fala da ministra "é de uma crueldade sem tamanho". "O custo para distribuir absorventes para meninas pobres de escola pública e mulheres em vulnerabilidade social é infinitamente menor do que a propina de 1 dólas por dose de vacina", acrescentou Erika Kokay, referindo-se às denúncias de cobrança de propina na compra de imunizantes investigadas pela CPI da Pandemia no Senado.
Já Tabata afirmou que "a prioridade é a vacina, o absorvente, a internet dos alunos, a pesquisa, o auxílio, o combate ao desmatamento". "Não é prioridade: bilhões para comprar o apoio de deputados, Fundão, submarinos nucleares, bilhões para filhas solteiras de militares. É simples", emendou.
Ex-deputada e candidata à vice-Presidência da República em 2018, Manuela D'Ávila (PCdoB) disse que "os gastos do presidente com remédio ineficaz contra a covid-19 e suas motociatas não incomodam a ministra". A pesquisadora e professora licenciada da Universidade de Brasília (UnB) Debora Diniz, por sua vez, declarou que "a lista de prioridades é grande. No topo dela, está Bolsonaro fora do poder para que nunca mais uma ministra das mulheres diga tamanha estupidez".
Confira algumas publicações:
Damares dizer "vacina ou absorvente" é de uma crueldade sem tamanho. O custo para distribuir absorventes para meninas pobres de escola pública e mulheres em vulnerabilidade social é infinitamente menor do que a propina de 1 dólar por dose de vacina!
? Erika Kokay (@erikakokay) October 9, 2021
A prioridade é a vacina, o absorvente, a internet dos alunos, a pesquisa, o auxílio, o combate ao desmatamento. Não é prioridade: bilhões p/ comprar o apoio de deputados, Fundão, submarinos nucleares, bilhões para filhas solteiras de militares. É simples.https://t.co/KPHWHjflnn
? Tabata Amaral (@tabataamaralsp) October 8, 2021
A ministra Damares Alves, do ministério da MULHER, da família e dos DIREITOS HUMANOS, concorda com o veto de Bolsonaro ao PL dos absorventes por falta de dinheiro. Curiosamente os gastos do presidente com remédio ineficaz contra a covid-19 e suas motociatas n incomodam a ministra
? Manuela (@ManuelaDavila) October 8, 2021
Ministra Damares, a prioridade é vacina e absorvente. A lista de prioridades é grande. No topo dela, está Bolsonaro fora do poder para que nunca mais uma ministra das mulheres diga tamanha estupidez. https://t.co/WvY0ez3pFx
? Debora Diniz (@Debora_D_Diniz) October 8, 2021
Damares revelando o prazer que o governo tem em humilhar as pessoas que ele deveria socorrer.
? Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) October 9, 2021
"A gente tem que decidir, a prioridade é a vacina ou é o absorvente?" - ministra Damares
? João Amoêdo (@joaoamoedonovo) October 9, 2021
A prioridade é tirar Bolsonaro. E assim termos vacinas para todos, absorventes para as jovens carentes e bons ministros.
ELA VOLTOU...
? Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) October 9, 2021
"Hoje, a gente tem que decidir, a prioridade é a vacina ou é o absorvente?", questionou Damares.
Muitas vezes quando eu leio esse tipo de coisa acho que é mentira, infelizmente me engano. Bolsonaro e sua horda pensam que o povo é realmente idiota.
Damares, vacinas custam bilhões de reais. O programa contra a pobreza menstrual fica em torno de R$ 85 milhões. Não dá pra cobrar um dólar a mais por cada absorvente porque daria muito na cara. Bolsonaro não viu um grande negócio nesta ação para mulheres de baixa renda. Entendeu?
? Roberto Freire (@freire_roberto) October 8, 2021
ABSURDO! Damares defende veto de Bolsonaro e sai com essa pérola: "Tem que decidir se a prioridade é a vacina ou o absorvente". Brasil no fundo do poço.
? Ivan Valente (@IvanValente) October 9, 2021
Não vi a Ministra Damares preocupada com os gastos milionários do Bolsonaro com cartão corporativo e com os passeios de moto. Mas absorvente para mulheres pobres incomoda. Isso diz tudo sobre sobre o desgoverno.
? Helder Salomão (@heldersalomao) October 9, 2021