Desmatamento ilegal em floresta federal no Pará é alvo de operação da PF
Área derrubada na Flona do Jamanxim, em Novo Progresso, corresponde a 30 mil campos de futebol
SBT News
Agentes da Polícia Federal (PF) cumprem, nesta 4ª feira (6.out), quatro mandados de prisão temporária e 18 de busca e apreensão em cidades do Pará, de Mato Grosso e de Santa Catarina, no âmbito da Operação SOS Jamanxim, para combater o desmatamento ilegal na Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, unidade de conservação com área superior a 1,3 milão de hectares, no município de Novo Progresso, no Pará.
A Justiça também determinou o sequestro e o bloqueio de bens dos investigados até o limite de R$ 310 milhões, como garantia de reparação dos danos ambientais.
Utilizando imagens de satélite de alta resolução, os investigadores constataram a derrubada de mais de 30 mil hectares de floresta, área equivalente a 30 mil campos de futebol, sendo quase 16 mil hectares dentro da área federal. De acordo com as investigações, desde sua criação, a Flona do Jamanxim acumula mais de 160 mil hectares de floresta devastada.
Especialistas consideram extremamente danoso para o meio ambiente o tipo de desmatamento observado em Jamanxin. Para explorar ilegalmente as terras protegidas, os desmatadores utilizaram o chamado corte raso, que remove totalmente a cobertura vegetal. Depois, a terra é ocupada com pastagens e criação de gado.
*Com informações da Polícia Federal e da Agência Brasil