ICMBio prorroga desconto para carioca entrar no Parque Nacional da Tijuca
Unidade de conservação é a mais visitada do país, por causa do Cristo Redentor
Vinicius Doria
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) decidiu prorrogar, até 31 de dezembro, a vigência do desconto de 80% a moradores do Rio de Janeiro no preço do ingresso do Parque Nacional da Tijuca. O desconto estava sendo concedido desde agosto do ano passado, para estimular a visitação ao parque no período da pandemia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O Parque Nacional da Tijuca é a unidade de conservação mais visitada do país. É lá que está o mais conhecido cartão postal do Rio, a estátua do Cristo Redentor, a mais de 700 metros de altitude, considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Mas, os visitantes também podem aproveitar inúmeras trilhas pela floresta - a maior em área urbana do mundo -, que levam a mirantes e cascatas de água cristalina no coração do Rio de Janeiro. Em 2019, o parque recebeu quase 3 milhões de visitantes.
De acordo com a portaria publicada, nesta 2ª feira (4.out), pelo ICMBio no Diário Oficial da União, a manutenção do desconto do preço do ingresso para cariocas visa "estimular o turismo local e diminuir, a curto prazo, os impactos negativos no equilíbrio econômico-financeiro dos contratos (de exploração do parque), causados pela pandemia da covid-19".
Eventuais desequilíbrios econômico-financeiros nos contratos de concessão das empresas que exploram o parque, decorrentes da redução do preço do ingresso, serão objeto de análise do Poder Concedente e poderão ser compensados. Como a pandemia da covid-19 ainda não acabou, as concessionárias deverão manter procedimentos de controle do número de visitantes que acessam o Parque Nacional da Tijuca.