Publicidade
Brasil

O Laçador, símbolo gaúcho, é removido para restauração

Estátua de bronze tem mais de 60 anos e apresentou rachaduras. Projeto de restauro custou R$ 800 mil

Imagem da noticia O Laçador, símbolo gaúcho, é removido para restauração
Laçador
• Atualizado em
Publicidade

O gaúcho mais famoso do Brasil vai descansar por uns dias. Na tarde desta 3ª feira (28.set), a Estátua do Laçador foi cuidadosamente içada e retirada do espaço que ocupava desde 2007. O Sítio do Laçador fica ao lado do aeroporto, na entrada da Porto Alegre. Todo o processo foi acompanhado de perto por um grupo de gaúchos tradicionalistas a cavalo. Logo depois, o monumento foi levado para um hangar para restauro e manutenção. O local contará com vigilância permanente para impedir a ação de vândalos.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A revitalização do Laçador deve durar cerca de 90 dias e foi necessária devido a fissuras e rachaduras detectadas ainda em 2016, que poderiam causar danos permanentes no símbolo do Rio Grande do Sul.

O preparo para a remoção levou uma semana porque o monumento de bronze é pesado. O Laçador tem 3,8 toneladas, 4,45m de altura e estava sob um pedestal de granito de mais de 2m.

O Laçador faz parte do patrimônio histórico do Rio Grande do Sul e foi construído em 1958 pelo artista plástico pelotense Antônio Caringi. A representação em escultura do gaúcho pilchado - isto é, com a vestimenta tradicional - teve como modelo o folclorista Paixão Côrtes, que, à época, era um jovem tradicionalista e posou para o artista com trajes típicos. Côrtes foi um dos mais importantes estudiosos das tradições do Estado e morreu em 2018.

O projeto de restauração da estátua custou mais de R$ 800 mil e é realizado pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil, pela Associação Sul Riograndense da Construção Civil e a prefeitura da Capital.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade