Facebook anuncia investimento no jornalismo brasileiro
Em parceria com veículos como o SBT, empresa busca incentivar projetos de inovação e capacitação de jornalistas

SBT News
Facebook anunciou, nesta 5ª feira (16.set), um programa de investimento para apoiar o jornalismo no Brasil. Durante três anos, a empresa desenvolverá em conjunto com 20 organizações de midia brasileiras, entre elas o SBT, projetos de inovação em conjunto para a transformação digital dos veículos.
Além desses acordos com as empresas de comunicação, nos próximos 12 meses, o Facebook investirá mais de 2,6 milhões de dólares (cerca de R$ 13,5 milhões na cotação atual) em fundos de inovação e projetos desenvolvidos com associações de imprensa que representam mais de 200 empresas de comunicação no Brasil.
Além do SBT e do SBT News, os veículos participantes da parceria são: A Crítica, A Gazeta, Diários Associados (Correio Braziliense e Estado de Minas), Estadão, Folha de S.Paulo, Grupo Abril (Placar, Super, Veja, Veja Rio, Veja São Paulo e Veja Saúde), Grupo Bandeirantes (BandTV, BandNews, BandNews FM, Rádio Bandeirantes e TV Terra Viva), Grupo GRPCOM (Gazeta do Povo e Tribuna do Paraná), Grupo Jaime Câmara (Daqui, Jornal de Tocantins e O Popular), Grupo RBS (Diário Gaúcho e GZH), O Antagonista (e Revista Crusoé), Jovem Pan, O Povo, O Tempo, Poder360, Record (Record TV e R7), RedeTV!, Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (Jornal do Commercio, NE10, Rádio Jornal e TV Jornal) e UOL.
As ações fazem parte do "News Innovation Test" da empresa de tecnologia, que busca levar mais artigos jornalísticos para os usuários de sua plataforma de redes sociais, além dos que já são publicados pelos veículos em suas páginas oficiais. Os links poderão ser exibidos em múltiplas superfícies do Facebook.
"A presença da notícia nas redes sociais é uma realidade consolidada no mundo. O desafio tem sido assegurar fontes seguras de informação e, nesse sentido, esta importante iniciativa do Facebook de qualificar conteúdo via investimento junto a publishers de credibilidade é, seguramente, um movimento assertivo", afirma o CEO do SBT, José Roberto S. Maciel.
"O SBT, que sempre foi um veículo com enorme preocupação em bem informar, com isenção e imparcialidade, se junta a esta iniciativa com o propósito de contribuir para a propagação de notícias críveis e relevantes, ofuscando assim as fake news e a desinformação que circulam nas redes sociais. Acreditamos fortemente que podemos agregar valor à plataforma e trabalharemos com a missão de incorporar as melhores práticas que a tecnologia do Facebook nos oferece em benefício das pessoas e da sociedade", completa Maciel.
"Como sistema de comunicação que é referência na Região Nordeste, é nosso papel produzir conteúdo de qualidade para nossa audiência. A distribuição desse conteúdo obedece a lógica atual de múltiplos canais e a parceria com o Facebook é extremamente importante nesse contexto. Os veículos do Sistema Jornal do Commercio sempre buscaram o pioneirismo e a experimentação. Por isso, embarcamos no projeto News Innovation Teste do Facebook. É uma oportunidade para, quem sabe, novos públicos darem visibilidade a nosso conteúdo, afirma Maria Luiza Borges, diretora de estratégias digitais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). A TV Jornal, integrante do sistema, é afiliada SBT em Pernambuco.
Facebook investiu mais de R$ 3 bilhões em incentivo ao jornalismo no mundo
Desde 2018, o Facebook investiu 600 milhões de dólares (aproximadamente R$ 3.1 bilhões na cotação atual) para incentivar o jornalismo ao redor do mundo e projeta o aporte de mais 1 bilhão de dólares (cerca de R$ 5.2 bilhões) na indústria de notícias nos próximos três anos.
"Estamos comprometidos em apoiar o ecossistema de notícias no Brasil e felizes em anunciar nosso investimento e colaboração contínua com veículos e associações no país. Estamos trabalhando de perto com organizações de notícias para construirmos, juntos, novas oportunidades de conectar pessoas e notícias no Facebook, e sermos aliados nesse momento de grande transformação digital e no desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis de jornalismo", afirma a diretora de Parcerias de Notícias do Facebook para a América Latina, Claudia Gurfinkel.
Investimento de US$ 2,6 milhões em projetos com associações de notícias
Além disso, o Facebook está trabalhando com associações de imprensa, como a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), a Associação Nacional de Editores e Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ), que juntas representam amis de 200 veículos de imprensa no país, além do International Center for Journalists (ICFJ).
Os investimentos são direcionados em projetos que podem apoiar as organizações de notícias em transformação digital, criação de modelos de negócios sustentáveis e o desenvolvimento de novas audiências para fortalecer as coberturas jornalísticas no Brasil.
"A mídia independente no Brasil está combatendo a perigosa desinformação e fornecendo notícias essenciais em um momento em que é urgente. Por meio de mentorias especializadas e apoio financeiro, esta iniciativa foi projetada para ajudar os veículos de notícias brasileiros a construir negócios mais fortes a longo prazo, para que possam continuar a prestar este serviço público vital", diz a vice-presidente de programas do ICFJ, Johanna Carrillo.
Parceria renovada pelo terceiro ano consecutivo
Pelo terceiro ano consecutivo, o Facebook renovou também sua parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que desde 2019 já criou mais de 10 mil vagas de treinamentos no país para para jornalistas e estudantes de comunicação.
"O apoio do Facebook tem sido fundamental nos esforços da Abraji para aprimorar a sustentabilidade do jornalismo e combater a desinformação no Brasil. Graças a esta parceria, o nosso curso de Jornalismo Local Sustentável já levou mais de 10 mil jornalistas, desde 2019, já levou discussões a respeito de modelos de negócios e audiências, treinamentos para o uso de ferramentas úteis para combater a propagação dos desertos de notícias", diz Marcelo Träsel, presidente da Abraji.