18,5 milhões de alunos participam da 1ª fase da Olimpíada de Matemática
Prova com 20 questões de múltipla escolha será aplicada para alunos do 6º ano ao ensino médio

SBT News
Mais de 18,5 milhões de alunos participam nesta terça-feira (4) da primeira fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
+ Polícia Federal investiga falsa página de inscrição do Enem
Promovida desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a competição científica acontece em duas fases. A primeira etapa, realizada nesta terça, consiste na aplicação de uma prova com 20 questões de múltipla escolha, preparada em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade do aluno:
- Nível 1 (6º e 7º anos)
- Nível 2 (8º e 9º anos)
- Nível 3 (Ensino médio)
O estudante terá duas horas e 30 minutos para finalizar o exame. Alunos com necessidades especiais têm três horas e 30 minutos para completar a prova.
Resultado
Nesta primeira fase, tanto a aplicação quanto a correção das provas são feitas pelas escolas, que deverão seguir as instruções e os gabaritos elaborados pelo Impa. Os alunos concorrem com estudantes do mesmo nível, dentro da própria escola, a vagas para a segunda fase da Obmep.
O resultado dos classificados para a segunda fase será divulgado na página da olimpíada em 2 de agosto. A prova acontecerá em 19 de outubro, em locais de aplicação definidos pelo Impa.
Premiação
Em 20 de dezembro, a Obmep vai publicar no site a lista dos premiados da 19ª edição. A olimpíada premia separadamente alunos de escolas públicas e privadas. Aos primeiros serão concedidas 6,5 mil medalhas (500 ouros, 1,5 mil pratas e 4,5 mil bronzes) e até 45 mil certificados de menção honrosa. Estudantes de instituições particulares receberão 1,95 mil medalhas (150 ouros, 450 pratas e 1,35 mil bronzes) e até 6 mil certificados de menção honrosa.
Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. A iniciativa oferece uma bolsa de R$ 300 aos alunos de escolas públicas que integram o programa.
*Com informações da Agência Brasil