Postos buscam menores de 11 anos para completar vacinação contra meningite
Segundo o Ministério da Saúde, o número de crianças não imunizadas pode chegar a 1,8 milhão
SBT News
Os postos de vacinação de todo o país estão buscando menores de 11 anos que não completaram o ciclo vacinal contra a meningite C. Para colaborar na imunização e conter possíveis surtos da enfermidade, o Ministério da Saúde distribuiu 900 mil doses da vacina em agosto, ampliando também a idade do público-alvo para alcançar aqueles que não receberam a imunização.
Segundo o Programa Nacional de Imunizações (PNI), o imunizante é disponibilizado para uma na rotina de vacinação, em um esquema de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e com uma dose de reforço aos 12 meses de idade. Agora, os postos de vacinação também estão aceitando crianças menores de 11 anos que, por algum motivo, não receberam a dose do imunizante ou estejam em atraso para completar a vacinação. A medida vale até dezembro deste ano.
A vacina protege contra a bactéria meningococo C, que causa quadros graves como a meningite -- inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central -- e a meningococcemia -- infecção generalizada pelo meningococo.