Publicidade
Brasil

Mais de 5 milhões de jovens abandonaram a escola durante a pandemia

Em São Paulo, metade dos alunos da rede munical de ensino está em situação de pobreza ou extrema pobreza

Imagem da noticia Mais de 5 milhões de jovens abandonaram a escola durante a pandemia
escola
• Atualizado em
Publicidade

Mais de cinco milhões de crianças e adolescentes abandonaram a escola durante a pandemia de covid-19 no Brasil, segundo o Fundo das Nações Unidas para a infância (UNICEF). Em São Paulo, metade dos alunos da rede municipal de ensino está em situação de pobreza ou extrema pobreza, isso representa mais de 500 mil de estudantes.

Gisele Costa, vendedora ambulante, comercializa balas nas ruas da capital paulista para alimentar seus seis filhos. Ela perdeu o emprego durante a pandemia e as crianças não tiveram condições e acompanhar as aulas online.

Apesar da reabertura das ecpças, elas ainda não frequentam as aulas regularmente "Uma vez ou outra, quando tem aula, eles tem que faltar pra estar me ajudando", afirma a ambulante.

De acordo com levantamento feito com estudantes da rede municipal de ensino, essa é a realidade de milhares de famílias na cidade mais rica do país. "Em uma rede de 1 milhão e 70 mil alunos, metade está em situação de extrema pobreza", revelou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

Outra consequência da pandemia, foi o aumento da evasão escolar. Nesta 6ª feira (03.set), a prefeitura de São Paulo lançou um programa de prevenção ao abandono da sala de aula. Serão contratadas 70 mães para buscar os alunos em suas casas. O projeto foi criado em parceria com o Instituto Liberta, de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, e o UNICEF.

Um levantamento do Fundo das Nações Unidas para a infância revelou que 2 em cada 10 crianças no Brasil não tiveram acesso ao ensino durante a pandemia: "Mais de 5 milhoes de crianças e adolescentes tiveram o vínculo rompido com a escola, o que faz com que a gente retroceda 20 anos nos indicadores da educação", afirma Adriana Alvarenga, chefe do UNICEF em São Paulo.

Queda nas internações

A boa notícia é que os números da pandemia continuam a cair. Em 69,2% das cidades brasileiras, não foram registradas mortes por covid-19 na última semana, em 50,9% não tiveram novas internações pela doença e em 20,8% houve queda das infecções pelo novo coronavírus, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios.

Na cidade de São Paulo, as internações em UTI tiveram uma queda de 55% na última semana. Segundo os especialistas, os números refletem o avanço da vacinação. No país, 90% das pessoas com mais de 60 anos estão completamente imunizadas, mas apenas 30% da população recebeu as duas doses da vacina.

Veja reportagem do SBT Brasil:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade