Praça dos Três Poderes será fechada no Sete de Setembro
Esquema de segurança será detalhado nas próximas horas, mas vias da Esplanada estarão bloqueadas
SBT News
O esquema de segurança para o Sete de Setembro em Brasília está em construção, mas há um ponto definido: a Praça dos Três Poderes será fechada pelo Governo do Distrito Federal (GDF). As duas vias, de mão e contramão, também estarão bloqueadas para o trânsito de veículos.
Na próxima semana, uma reunião entre a Polícia Militar e os principais órgãos de segurança do Distrito Federal, das polícias Federal e Rodoviária Federal, além do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) -- e das polícias legislativas e judiciárias --, definirá os detalhes do esquema para o Sete de Setembro.
Uma linha de revista será montada pela Policia Militar nas primeiras vias da Esplanada, próxima ainda à Rodoviária de Brasilia. A principal preocupação é com o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), um dos motes do protesto por parte dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.
As polícias legislativas e judiciária estarão de prontidão, isolando os prédios do Congresso e do STF com grades de proteção. Os atos são organizados em grupos bolsonaristas. O Movimento Sem Terra (MST) ainda não definiu o local de realização do Grito dos Excluídos em Brasília -em São Paulo, a organização mudou o local dos atos da Avenida Paulista -que ficará com os apoiodores de Bolsonaro- para o Vale do Anhangabaú.
Temer e Ibaneis
Nesta 4ª feira (25.ago), o ex-presidente Michel Temer e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, conversaram sobre os protestos. Temer pediu que Ibaneis que desse atenção e cuidado com os atos, mas que não reprimisse nada.
Nos bastidores, não há determinação do governador em punir eventuais participações de policiais do DF nos atos, mas apenas integrantes das forças de segurança que não estiverem de serviço poderão participar.