Vacinação acelera, mas ainda é desigual de uma cidade para outra
Enquanto São Luís já vacina pessoas com 18 anos, Brasília ainda imuniza moradores de 46 anos
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios recomendou ao governo do DF a vacinação somente por faixa etária. Grupos prioritários que já tiverem começado a imunização serão mantidos. Demais categorias devem esperar a campanha por idade, hoje em 46 anos.
No Rio de Janeiro, a prefeitura acelerou a vacinação por idade e quer chegar no dia 16 de julho vacinando pessoas com 37 anos.
São Paulo também divulgou novo calendário. A prefeitura quer vacinar com a primeira dose aqueles que tem 41 anos ou mais até o dia 7 de julho.
Em São Luís no Maranhão, pessoas acima de 18 anos já estão sendo imunizadas.
As diferenças acontecem porque o Programa Nacional de Imunizações não tem uma definição clara sobre quem passa a receber as doses após os idosos e grupos prioritários. Por isso, as secretarias de Saúde tem usado a regra de vacinação por idade.
O último levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizado entre os dia 21 a 24 de junho com 2747 prefeituras, mostra que a imunização de pessoas abaixo de 50 anos sem comorbidades teve início em apenas 39,7% dos municípios. E há apenas 0,7% das cidades que imunizam pessoas entre 18 e 24 anos. A vacinação acima de 55 anos segue em 15,8% dos Municípios, nos grupos etários entre 45 e 49 anos em 27,5%, e abaixo dessa idade cerca de 3%.