Publicidade
Brasil

Sistema de reconhecimento facial é testado na ponte aérea Rio-SP

Tecnologia permite que passageiro tenha acesso à aeronave sem precisar de bilhete ou documento

Imagem da noticia Sistema de reconhecimento facial é testado na ponte aérea Rio-SP
Passageiro aguarda tela de identificação liberar passagem para a área de embarque em aeroporto (Reprodução/SBT Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

Um sistema de reconhecimento facial começou, nesta 3ª feira (16.jun), a ser testado na ponte aérea entre os aeroportos Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Congonhas, em São Paulo, com o objetivo de agilizar e tornar mais seguro o embarque e a comprovação de identidade dos passageiros.

No projeto piloto, o viajante é cadastrado e fotografado. A partir disso, é só parar em frente às telas de identificação, por cerca de dois segundos, para ter acesso à sala de embarque e, depois, à aeronave. O sistema, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) -- a empresa de tecnologia do Governo Federal -- compara os rostos dos passageiros com fotos armazenadas em bancos de dados oficiais.

Segundo Breno Sampaio, superintendente do Serpro, a companhia está trabalhando "com base da CNH [Carteira Nacional de Habilitaração], do Denatran [Departamento Nacional de Trânsito] e outras". De acordo com a Infraero, é a primeira vez no mundo que um processo de validação biométrica é utilizado numa rota como a entre Rio de Janeiro e São Paulo.

+ Ministro do MTIC, Marcos Pontes, assina acordo Artemis

Desde outubro, o programa já foi testado por três companhias aéreas em cinco capitais. A ideia é que essa modalidade de embarque seja implantada pelos aeroportos mais movimentados do país até o final de 2022. Nas palavras de Fabiana Todesco, diretora da Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (MInfra), "o projeto, em si, pretende que a partir do check-in, por celular, da sua casa, você já está apto a ir para o aeroporto e somente com seu rosto ele representa o seu bilhete e o seu documento".

O analista administrativo Juan Borges e a analista financeiro Raíssa Gomes puderam testar a tecnologia nesta 3ª feira. Para ele, "fica bem mais fácil pra todo mundo". Ela, por sua vez, pontuou que "é o avanço da tecnologia".

Veja reportagem do SBT Brasil:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade