Jovem presta queixa por racismo após ser acusado de roubo no Leblon
Instrutor de surfe na praia de Ipanema, Matheus Ribeiro foi alvo da desconfiança de um casal
Liane Borges
Um jovem negro deu queixa de racismo contra um casal que o acusou no sábado (12.jun) de ter roubado uma bicicleta no Leblon, bairro nobre do Rio de Janeiro. O instrutor de surfe Matheus Ribeiro estava esperando a namorada em frente ao shopping onde ela trabalha e havia ido buascar uma encomenda, quando foi alvo da desconfiança de desconhecidos e precisou provar que não é ladrão.
Com a bicicleta elétrica, que comprou há quatro meses, ele relembra o ocorrido: "Um casal veio me parar fazendo as seguintes perguntas: 'você pegou aquela bicicleta ali agora, não foi?' Aí veio a menina e falou: 'é sim, essa bicicleta é minha, você pegou essa bicicleta ali, agora. É igualzinha à minha'. Eu falei: 'não. Essa bicicleta aqui é minha, posso provar que é minha, tenho foto com ela, a chave que tá nela é minha'.
+ Policiais militares são presos após matarem suspeitos em São Paulo
"O rapaz, não acreditando na minha resposta, pegou sem minha autorização o cadeado da minha bicicleta pra tentar abrir e foi só assim que eu consegui provar que a bicicleta era minha, porque a chave dele nem entrou no cadeado", completa. Matheus chegou a gravar um vídeo do momento, e o caso viralizou nas redes sociais.
Morador do Complexo da Maré, o rapaz é instrutor de surfe na praia de Ipanema. Na visão dele, "existe um racismo estrutural por eu ser acusado e sem eu nem entender a situação". Na semana passada, o gerente de um bar, em Copacabana, na zona sul da capital fluminense, também registrou queixa, por racismo, contra uma cliente. Antes disso, no fim de maio, uma mulher foi presa pro injúria racial após ofender uma funcionária e duas clientes em um estabeleciemento na Tijuca, na zona norte do Rio.
Veja reportagem do SBT Brasil: