Publicidade
Brasil

Estoques de sangue estão em estado crítico em São Paulo

Faltam voluntários e bancos de sangue temem por internados que dependem de transfusão

Imagem da noticia Estoques de sangue estão em estado crítico em São Paulo
Cinco tipos sanguíneos estão em nível crítico de estoque em São Paulo | Renato Stockler/Na Lata
• Atualizado em
Publicidade
A Fundação Pró Sangue - Hemocentro de São Paulo informou na quarta-feira (17.mar) que o estoque de cinco tipos sanguíneos estão em nível crítico. São eles: O positivo, O negativo, A positivo, A negativo e B negativo. Deste modo, só há disponibilidade de fornecimento de sangue para, no máximo, mais um dia.

Diante do avanço da pandemia do novo coronavírus, o hemocentro demonstra preocupação com o baixo número de doadores de sangue. Ainda que algumas cirurgias tenham sido suspensas, pacientes com quadro grave de covid-19 e internados de emergência e urgência dependem da transfusão. 

O sistema de agendamento online da fundação e os postos de doação de sangue seguem funcionando normalmente, já que se trata de um serviço essencial. O agendamento pode ser feito virtualmente pelo site da fundação, assim como a consulta dos requisitos básicos para a doação.

Em nota, o Hemocentro diz que "a doação de sangue continua sendo segura. A Fundação segue rigorosamente todos os protocolos recomendados e mantém as boas práticas preventivas para o enfrentamento do coronavírus. No entanto, há um período de inaptidão para quem tomou a vacina contra a covid-19: 48 horas, no caso da CoronaVac; e de 7 dias, para a Oxford"

A Fundação Pró-Sangue está entre os cinco maiores bancos de sangue da América Latina e é centro de referência da Organização Pan-Americana de Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). 
 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade