MC Salvador da Rima é solto depois de abordagem truculenta da PM
Policial militar aplicou golpe "mata-leão" e áudios mostram combinação de simulação de agressão por parte do cantor aos agentes
MC Salvador da Rima é alvo de golpe mata-leão por parte de policial militar
Primeiro Impacto
• Atualizado em
Publicidade
O MC Salvador da Rima foi solto no último sábado (27) depois de passar cinco horas detido em uma delegacia da zona leste de São Paulo (SP). O cantor de rap de 19 anos foi preso depois de uma abordagem polêmica da Polícia Militar no Itaim Paulista, que foi gravada por outras amigos e vizinhos na confusão.
A PM afirma que atendia uma ocorrência de aglomeração denunciada por vizinhos. Nas imagens, transmitidas ao vivo pelas redes sociais, Salvador da Rima é retirado de forma truculenta pelos agentes, enquanto testemunhas tentam impedir a detenção. A casa de uma auxiliar de enfermagem foi invadida sem ordem judicial.
Um amigo do MC foi derrubado no chão e enforcado por um policial. Em outro vídeo, transmitido ao vivo, os policiais combinaram simular uma agressão por parte do músico. O rosto dos policiais, no entanto, não é mostrado.
Enquanto a namorada do cantor questiona a abordagem, um dos PMs aplicou um "mata-leão" em Salvador. O golpe que visa imobilizar é proibido pelo manual da corporação desde o ano passado e, dependendo da gravidade, pode levar à morte. Em outro momento, os policiais enforcam novamente o cantor, que já estava imobilizado. A polícia usou gás de pimenta para afastar os amigos e vizinhos.
O MC foi colocado em uma viatura e levado à delegacia, onde permaneceu por cinco horas. Advogados acompanharam a ação. Muitos não usavam máscara, incluindo os PMs durante a abordagem.
Registo de desacato e PM diz que "não houve ilegalidade" na ação
O caso foi registrado como desacato do músico contra os policiais. Na saída da delegacia, mais aglomeração por parte dos amigos e fãs. Em nota, a PM afirmou que "não houve ilegalidade nas ações dos policiais, mas que os procedimentos serão analisados do ponto de vista técnico-operacional e administrativo" e que os policiais, negros, "foram xingados e hostilizados por um homem branco, que ao receber voz de prisão, resistiu, conforme as imagens".
Salvador da Rima ficou conhecido pela música "Cracolândia", em parceria com o DJ Alok. Na música, o cantor aconselha jovens a ficarem longe das drogas: "Essa eu fiz para a molecada que está na ilusão, que deixou de correr para o sonho para correr para o crime", diz um dos versos. Em uma rede social, o MC acumula mais de 3 milhões de seguidores.
Procurado pela reportagem do SBT, o cantor não respondeu aos pedidos de entrevista.