Saiba quem é Jorge Felippe, o prefeito "tampão" do Rio de Janeiro
Nascido em Bangu, na zona oeste, vereador vai para o oitavo mandato na Câmara Municipal
Jorge Felippe
Luan Borges
• Atualizado em
Publicidade
Com a prisão e o afastamento do prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), o presidente da Câmara de Vereadores Jorge Felippe (DEM), 70 anos, assume interinamente o cargo até que o prefeito eleito Eduardo Paes (DEM) tome posse do cargo no dia 1º de janeiro de 2021. Isso porque o vice-prefeito eleito na chapa de Crivella, Fernando Mac Dowell, morreu em 2018 vítima de um infarto.
Nascido em Bangu, na zona oeste do Rio, o vereador é formado em direito e foi reeleito para o 8º mandato para a próxima legislatura. Felippe é autor da lei que implementou as escolas em horário integral, possibilitando a criação das "Escolas do Amanhã", projeto que Eduardo Paes colocou em prática em seu mandato.
Foi também de autoria de Jorge Felippe a criação da Guarda Municipal do Rio de Janeiro e a modernização da Feira de São Cristóvão, um dos principais pólos gastronômicos da zona norte do Rio.
Patriarca de um clã político, seu neto, Jorge Felippe Neto (PSD), já foi anunciado por Eduardo Paes como nome escolhido para assumir a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. Jorge Felippe também é pai da ex-deputada federal Vanessa Felippe e genro de Rodrigo Bethlem, que coordenou a campanha de reeleição de Marcelo Crivella.
Jorge Felippe é vereador e vai para o oitavo mandato não consecutivo. Na última eleição ele se elegeu pelo MDB e recebeu 28.104 votos. No Twitter, o prefeito em exercício tranquilizou a população e afirmou que já está em reunião com os secretários para fazer uma transição tranquila para Eduardo Paes. O maior desafio de Felippe neste curto mandato será regularizar o pagamento do 13º salário dos servidores.