Publicidade
Brasil

75% das universidades federais apresentam resultados acima da média

Pesquisa realizada pelo Inep avaliou mais de 8 mil cursos em 1.215 instituições públicas e privadas de ensino superior no país

Imagem da noticia 75% das universidades federais apresentam resultados acima da média
75% das universidades federais apresentam resultados acima da média
• Atualizado em
Publicidade
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, na manhã desta 4ª feira (09.dez), que as universidades públicas apresentaram os melhores resultados na avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC) em comparação com o desempenho das instituições de ensino superior da rede privada. Os números são referentes a 2019. 

Segundo a pesquisa, 75% das universidades públicas (municipais, estaduais e federais) registraram nota 4 ou 5 no indicador, que segue uma escala de 1 a 5. Já nas instituições particulares com fins lucrativos, essa taxa foi de apenas 31%, enquanto nas que não possuem (fins lucrativos) essa porcentagem equivale a 38%. 

Para chegar aos resultados, o CPC leva em consideração diferentes aspectos dos cursos de graduação, como o desempenho dos estudantes nas provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, questões acerca da percepção dos universitários com relação ao curso e a formação dos professores também são incluídas na avaliação.

Educação a distância x Ensino presencial

Com relação aos cursos pertencentes à modalidade de Educação a Distância (EAD), somente 23,3% das universidades obtiveram média entre 4 ou 5. Entretanto, o EAD representa apenas 2% dos cursos avaliados na pesquisa. 

Considerando somente os cursos presenciais, a porcentagem "acima da média" foi superior, com 42,7% das instituições obtendo conceitos 4 ou 5.  

Indicador de Qualidade 

A cada três anos, um conjunto de cursos diferentes é selecionado para participar do Enade. Na última avaliação, cursos de áreas relacionadas à saúde, ciências agrárias, ciências da saúde, arquitetura e urbanismo e engenharias, estavam entre os analisados.

Ainda segundo o Inep, foi o calculado o CPC de 8.188 cursos de graduação de 1.215 instituições de ensino superior. Desses, cerca de 0,3% obtiveram conceito 1 (considerado o mais baixo), enquanto 8% atingiu conceito 2, outros 49,3% alcançaram o conceito 3. Além disso, somente 39,8%, obtiveram conceito 4; e 2,6%, o conceito 5.

Os resultados do CPC são utilizados como critério seletivo ou de distinção em processos de supervisão e regulação da educação superior e contribuem com programas e políticas públicas do governo federal, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).
 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade