Mau tempo e falha do piloto contribuíram para queda de avião com Gabriel Diniz
Conhecido pelo hit "Jenifer", cantor sertanejo partiu de Salvador em maio de 2019; seguia para Maceió
Destroços da aeronave no acidente que matou o cantor Gustavo Diniz. Foto: Reprodução/FAB
Karla Lucena
• Atualizado em
Publicidade
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) da Força Aérea divulgou o relatório com o laudo sobre as causas do acidente que matou o cantor Gabriel Diniz em maio de 2019. No documento de 47 páginas, os investigadores apontam que ações indevidas tomadas pelo piloto e o mau tempo durante o trajeto levaram à queda do avião.
Ainda segundo o relatório, o piloto Linaldo Xavier tinha 83h50 de experiência de voo e possuía licença de piloto privado válido, mas não era habilitado para voar segundo as Regras de Voo por Instrumentos (IFR), ou seja, conduzir a aeronave orientando-se pelos dispositivos de bordo em vez dos fatores visuais do lado de fora. A aeronave, por sua vez, fabricada em 1974, não estava equipada com radar meteorológico e não era certificada para voar pelo IFR. A autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) era apenas para operação em Condições de Voo Visual (VMC).
Várias partes do avião se separaram ainda em voo. As peças foram encontradas em manguezais da região. O relatório conclui que a decisão de manter o voo para Maceió em condições de visualidade comprometida demonstrara fragilidade na avaliação da situação.
"Dessa forma, depreende-se que a falha estrutural experimentada pelo PT-KLO, ainda em voo, foi, possivelmente, induzida pelo piloto, em razão da falta de experiência de voo em condições meteorológicas adversas, associada à ultrapassagem dos limites estruturais do avião."
Além de Diniz, o piloto Linaldo Xavier e o amigo Abraão Farias - também piloto, mas que não atuava no dia - morreram no acidente.
O avião que levava o cantor Gabriel Diniz decolou do aeroporto de Salvador com destino a Maceió em 27 de maio de 2019. Cerca de uma hora e vinte minutos depois da decolagem, a aeronave caiu no povoado Porto do Mato, no município de Estância, em Sergipe. Diniz morreu no auge da carreira, aos 28 anos, depois do sucesso do single "Jenifer".