6 em cada 10 municípios não dispõem de informação jornalística local
Projeto de dados do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (PROJOR) e Volt Data Lab anunciam a quarta edição da pesquisa "Atlas da Notícia", que faz o mapeamento do jornalismo local no Brasil
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Nesta sexta-feira (23 out), Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (PROJOR) anunciou o início da campanha para a quarta edição do "Atlas da Notícia", pesquisa sobre o jornalismo local no Brasil. Com patrocínio do Facebook Journalism Project (FJP), a nova pesquisa visa atualizar o mapa dos veículos jornalísticos nos 5.570 municípios brasileiros e obter informações sobre fechamento de empresas de comunicação e novas iniciativas surgidas desde a última edição.
A organização, análise e publicação dos dados será realizada pelo Volt Data Lab, liderado pelo jornalista Sérgio Spagnuolo. Já a coordenação da pesquisa nas cinco regiões brasileiras estará a cargo do jornalista Sérgio Lüdtke, que trabalhará com os pesquisadores regionais: Angela Werdemberg (Centro-Oeste), Dubes Sônego (Sudeste), Jéssica Botelho (Norte), Mariama Correia (Nordeste) e Marcelo Fontoura (Sul). "A identificação dos desertos de notícias, aquelas regiões em que não há nenhuma informação local produzida por jornalistas, é muito importante para revelar as áreas em que os cidadãos estão mais vulneráveis à desinformação. Nesses lugares, a aplicação de recursos públicos e a prestação de serviços pelos governos municipais não é acompanhada pela imprensa. Hoje no Brasil, 6 em cada 10 municípios são desertos de notícias", explica Sérgio Lüdtke .
Os dados reunidos pelos pesquisadores do Atlas da Notícia em 2019, com apoio de 193 colaboradores voluntários de escolas de jornalismo das cinco regiões do país, são uma base consistente para que pesquisadores de todo o Brasil possam orientar novas investigações.
A publicação da quarta edição do Atlas da Notícia está prevista para meados de dezembro no site do Observatório da Imprensa.
Inspirado no projeto America's Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review o Atlas da Notícia conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - Abraji e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom. O Facebook Journalism Project (FJP) é patrocinador do Atlas da Notícia desde 2018, como parte das iniciativas para apoiar veículos de notícias locais.
Terceira edição
Publicada em dezembro de 2019, a terceira edição do Atlas da Notícia registrou: 11.833 veículos jornalísticos em atuação no país. Para cada dez municípios brasileiros, seis são desertos de notícias. Dos quatro restantes, outros dois são quase desertos, lugares servidos por até dois veículos de comunicação e com risco de se tornarem desertos. Essa é a realidade de 64,9 milhões de brasileiros.
O Atlas também pesquisou fechamentos de empresas jornalísticas e identificou 331 casos recentes, dos quais 195 - ou seis em cada dez - produziam jornalismo impresso.
Voluntários podem se inscrever e colaborar com a pesquisa preenchendo este formulário.
A organização, análise e publicação dos dados será realizada pelo Volt Data Lab, liderado pelo jornalista Sérgio Spagnuolo. Já a coordenação da pesquisa nas cinco regiões brasileiras estará a cargo do jornalista Sérgio Lüdtke, que trabalhará com os pesquisadores regionais: Angela Werdemberg (Centro-Oeste), Dubes Sônego (Sudeste), Jéssica Botelho (Norte), Mariama Correia (Nordeste) e Marcelo Fontoura (Sul). "A identificação dos desertos de notícias, aquelas regiões em que não há nenhuma informação local produzida por jornalistas, é muito importante para revelar as áreas em que os cidadãos estão mais vulneráveis à desinformação. Nesses lugares, a aplicação de recursos públicos e a prestação de serviços pelos governos municipais não é acompanhada pela imprensa. Hoje no Brasil, 6 em cada 10 municípios são desertos de notícias", explica Sérgio Lüdtke .
Os dados reunidos pelos pesquisadores do Atlas da Notícia em 2019, com apoio de 193 colaboradores voluntários de escolas de jornalismo das cinco regiões do país, são uma base consistente para que pesquisadores de todo o Brasil possam orientar novas investigações.
A publicação da quarta edição do Atlas da Notícia está prevista para meados de dezembro no site do Observatório da Imprensa.
Inspirado no projeto America's Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review o Atlas da Notícia conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - Abraji e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom. O Facebook Journalism Project (FJP) é patrocinador do Atlas da Notícia desde 2018, como parte das iniciativas para apoiar veículos de notícias locais.
Terceira edição
Publicada em dezembro de 2019, a terceira edição do Atlas da Notícia registrou: 11.833 veículos jornalísticos em atuação no país. Para cada dez municípios brasileiros, seis são desertos de notícias. Dos quatro restantes, outros dois são quase desertos, lugares servidos por até dois veículos de comunicação e com risco de se tornarem desertos. Essa é a realidade de 64,9 milhões de brasileiros.
O Atlas também pesquisou fechamentos de empresas jornalísticas e identificou 331 casos recentes, dos quais 195 - ou seis em cada dez - produziam jornalismo impresso.
Voluntários podem se inscrever e colaborar com a pesquisa preenchendo este formulário.
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