Estados ainda não conseguem manter jovens no ensino médio
Somente Goiás e Pernambuco cumpriram as metas em 2019, mostra Ideb
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O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta terça-feira (15.set) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é composto por dois tipos de dados de aprovação escolar e de desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em língua portuguesa e matemática nos ensinos fundamental e médio, também divulgado hoje.
O ensino médio foi a única etapa que apresentou avanço. Todos os Estados avançaram no Ideb. Mas as iniciativas ainda são tímidas e há muita dificuldade de atrair e manter o jovem na escola. Como a reforma do ensino médio, aprovada em 2017 com o objetivo de modernizar e flexibiliar o currículo na etapa, ainda não foi colocada em prática e tem sido ignorada pelo atual governo,o avanço é bem pequeno. O índice ainda esta abaixo da meta, que era 6,8. Entre as públicas estaduais, índice teve um aumento maior, de 0,4, passando de 3,5 em 2017 para 3,9 em 2019. Mesmo assim, a rede estadual ficou abaixo da meta 4,6. Mas, dois estados brasileiros - Goiás e Pernambuco - cumpriram as metas de aprendizagem e aprovação no ensino médio público em 2019.
Segundo o Inep, Norte e Nordeste possuem os maiores percentuais de municípios com desempenho inferior a 3,1 ? 39,4% e 21,1%, respectivamente. No Sudeste, apenas 2% dos municípios registram desempenho igualmente baixo. Na outra ponta, aparecem os estados de Goiás (81,6%), São Paulo (81,2%), Pernambuco (76,1%) e Espírito Santo (70,7%) com a grande maioria dos seus municípios com desempenha da rede estadual de ensino médio igual ou superior a 4,2. Além disso, mais de 90% dos municípios de Goiás e Espírito Santo apresentam desempenho superior a 4,2. Para o Inep, isso comprova que a melhoria do ensino médio nesses Estados ocorre de maneira generalizada.
A escala do Ideb vai até 10, sendo que 6 é o patamar considerado ideal, equivalente à nota dos melhores brasileiros classificados no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Até 2021, o Inep fixou metas para o Ideb de todas a redes e para a média brasileira.
O Brasil avançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todas etapas de ensino, mas apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, cumpriu a meta de qualidade nacional estabelecida para 2019.
Mesmo tendo cumprido a meta de 2019 e estando muito próximo de atingir a meta nacional de 2021, até mesmo os dados dos anos iniciais do ensino fundamental mostram que o país ainda tem uma série de diferenças educacionais quanto analisados os dados regionais, estaduais e municipais.
O ensino médio foi a única etapa que apresentou avanço. Todos os Estados avançaram no Ideb. Mas as iniciativas ainda são tímidas e há muita dificuldade de atrair e manter o jovem na escola. Como a reforma do ensino médio, aprovada em 2017 com o objetivo de modernizar e flexibiliar o currículo na etapa, ainda não foi colocada em prática e tem sido ignorada pelo atual governo,o avanço é bem pequeno. O índice ainda esta abaixo da meta, que era 6,8. Entre as públicas estaduais, índice teve um aumento maior, de 0,4, passando de 3,5 em 2017 para 3,9 em 2019. Mesmo assim, a rede estadual ficou abaixo da meta 4,6. Mas, dois estados brasileiros - Goiás e Pernambuco - cumpriram as metas de aprendizagem e aprovação no ensino médio público em 2019.
Segundo o Inep, Norte e Nordeste possuem os maiores percentuais de municípios com desempenho inferior a 3,1 ? 39,4% e 21,1%, respectivamente. No Sudeste, apenas 2% dos municípios registram desempenho igualmente baixo. Na outra ponta, aparecem os estados de Goiás (81,6%), São Paulo (81,2%), Pernambuco (76,1%) e Espírito Santo (70,7%) com a grande maioria dos seus municípios com desempenha da rede estadual de ensino médio igual ou superior a 4,2. Além disso, mais de 90% dos municípios de Goiás e Espírito Santo apresentam desempenho superior a 4,2. Para o Inep, isso comprova que a melhoria do ensino médio nesses Estados ocorre de maneira generalizada.
A escala do Ideb vai até 10, sendo que 6 é o patamar considerado ideal, equivalente à nota dos melhores brasileiros classificados no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Até 2021, o Inep fixou metas para o Ideb de todas a redes e para a média brasileira.
O Brasil avançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todas etapas de ensino, mas apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, cumpriu a meta de qualidade nacional estabelecida para 2019.
Mesmo tendo cumprido a meta de 2019 e estando muito próximo de atingir a meta nacional de 2021, até mesmo os dados dos anos iniciais do ensino fundamental mostram que o país ainda tem uma série de diferenças educacionais quanto analisados os dados regionais, estaduais e municipais.
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