Nova carteira de identidade já está disponível em SP
O modelo deverá ser adotado por todos os estados até março de 2020, e poderá reunir dados de até nove documentos
SBT News
O estado de São Paulo começou a emitir nessa terça-feira (20) a nova carteira de identidade, que passará a ser um "super documento", que além de número de registro, CPF e PIS, terá agora, para quem quiser, os números do cartão do SUS, certificado militar, título de eleitor, título de carteira profissional e tipo sanguíneo. A informação sobre se a pessoa possui alguma deficiência físcia, mental ou motora também poderá ser adicionada ao novo documento, assim como a possibilidade de pessoas transgênero utilizarem o nome social oficialmente no documento.
Com a primeira via gratuita, e a segunda custando R$39,80, a mudança para o novo documento não é obrigatória. A carteira de identidade agora será muito mais completa, e facilitará alguns processos, como afirma Alex Oliveira, que já foi fazer o novo documento: "eu acho muito mais simples para quem tá todo dia nessa burocracia ou já tem que levar os documentos para poder comprovar um só".
Murilo Macedo, diretor administrativo da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (PRODESP), afirma que o novo documento é moderno e dificultará as questões de fraude, já que possui um QR code, e facilitará a ação de funcionários públicos no reconhecimento do cidadão. Em São Paulo, 400 mil RGs são emitidos por mês, e quem deu entrada na nova carteira de identidade hoje, vai receber o documento em até uma semana.