Nova linha de crédito vai apoiar produtores em conversão de pastagens, diz governo
Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que Plano Safra também vai atender produtores que estejam com "renda achatada"
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou no último sábado (27) lançamento de uma nova linha de crédito a produtores rurais para conversão de pastagens, com juros subsidiados de menos de 5% ao ano. Os recursos serão obtidos por meio de convênio do Brasil com a agência de cooperação do governo do Japão (Jica).
+ Luta por demarcação de terras mobiliza milhares de indígenas em Brasília
O anúncio da nova linha ocorreu durante abertura da 89ª ExpoZebu, em Uberaba (MG). O objetivo é aquecer setor, auxiliar produtores que estão endividados, além de prover apoio para que haja recuperação de pastagens degradadas.
No evento, ministro destacou que novo Plano Safra também vai atender produtores que estejam com "renda achatada".
"O presidente Lula me disse que não podemos deixar os produtores que tiverem dificuldade, por falta de preço, de renda ou de intempéries climáticas, caírem na inadimplência", destacou.
+ Para relator da lei de desoneração, AGU induziu Zanin “ao erro” sobre suspensão
De acordo com Fávaro, já está aprovada a "repactuação de dívidas de investimentos" para todos os produtores brasileiros. O ministro afirmou que quem tem necessidade será atendido.
"Não ficará nenhum produtor de fora que tenha necessidade. Basta protocolar no seu banco um documento falando com a incapacidade técnica de pagamento, que será atendido, e nós estamos vigilantes para tudo isso", pontuou Fávaro.
No evento, lideranças do agronegócio aproveitaram a ocasião para cobrar do governo mais medidas para conter ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
No mês de abril, o movimento realizou um série de ocupações em defesa da reforma agrária.