Expointer supera expectativas de vendas após tragédia
Agropecuária gaúcha busca superar perdas com a enchente e celebra R$ 8,1 bi em negócios
Marcada pelo espírito de renovação da agropecuária gaúcha após a enchente, a Expointer encerrou a edição de 2024 com marcas simbólicas e financeiras. A comercialização somou mais de R$ 8,1 bilhões em negócios. + Conheça os colunistas do SBT News
Os resultados positivos mostraram que a agricultura e a pecuária do RS são resistentes e persistentes. Contudo, as perdas com a catástrofe climática que assolou o estado são gigantes, e para voltar a produzir, é preciso ajuda, incentivos e apoio de diversas formas.
Desde o mês de maio, o auxílio ao agro foi irrisório. O tradicional desfile dos campeões da Expointer teve a emoção da garra e da superação.
+ Confira todas as notícias do Agro
Até o cavalo caramelo, que foi resgatado em cima de um telhado, desfilou junto aos grandes campeões, mas o que se viu foi um grande pedido de socorro. Faixas, painéis, bandeiras, e até os animais estavam vestidos com a bandeira do "SOS Agro RS".
+ Leia as colunas de Alessandra Bergmann
O pedido de 15 anos de parcelamento de dívida a 3% de juros não foi atendido. No entanto, a situação parece ter melhorado após uma reunião na sexta-feira entre dirigentes de federações de produtores rurais, o ministro e os bancos, que também terão que melhorar o spread, a taxa de juros interna.
Em resumo, após quatro meses, finalmente surge uma notícia que dá fôlego ao produtor gaúcho e oferece melhores condições para o início da safra 2025.