Conheça o camu camu, fruta típica da Amazônia com benefícios à saúde
Pesquisas apontam que a planta nativa da região, que também é conhecido como caçari em Roraima, tem inúmeras propriedades
Pesquisadores descobriram que o camu camu, também conhecido como caçari em Roraima, uma planta nativa da região amazônica, apresenta inúmeras propriedades que trazem benefícios à saúde.
+ Acompanhe todas as notícias de Agro
O fruto de cor avermelhada, que não costuma passar de 10 gramas e 3,2 centímetros, é conhecido por sua alta concentração de vitamina C, superando outras fontes alimentares como limão, laranja, abacaxi e acerola.
Desde 2009, o engenheiro agrônomo e pesquisador Evandro Chagas desenvolve um trabalho voltado para as fruteiras nativas da região, com o objetivo de criar tecnologias e sistemas de produção que possam ampliar o cultivo sustentável da espécie.
O camu camu, que cresce principalmente em áreas de rios, vem se destacando pelos seus potenciais nutracêuticos, combatendo diversas comorbidades e oferecendo grandes benefícios à saúde.
Além de seus efeitos benéficos, o fruto também apresenta um grande valor econômico para a região.
O pesquisador peruano Ricardo Pardalis, especialista no camu camu, integra a equipe do Dr. Edvan Chagas há um ano e meio, e comemora os resultados promissores alcançados nas pesquisas em Roraima.
Parcerias entre instituições de pesquisa, como centros universitários e a Embrapa, são essenciais para expandir as pesquisas e laboratórios de micropropagação da planta, utilizando biotecnologias para a produção de mudas na Amazônia.