Chuvas prejudicam lavouras do Paraná
Levantamento preliminar aponta problemas de produção para culturas como trigo e cevada
Raissa Lomonte
No estado do Paraná, as tempestades afetaram as lavouras do sul, e segundo a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) paranaense, o impacto foi notável, principalmente na produção de cereais de inverno das safras 2022 e 2023.
+ Confira as últimas notícias no SBT Agro
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Por exemplo, a safra de trigo teve as estimativas de produção reduzidas para 300 mil toneladas, se comparado com o mês de setembro.
Os técnicos da Seab, Defesa Civil e das prefeituras estão a campo para realizar um levantamento sobre as perdas estendidas na infraestrutura, particularmente relacionada as estradas, que escoam a produção agropecuária, também comprometida pelo clima agressivo.
Com as chuvas volumosas, os custos aumentam, pois serão necessários o replantio ou nova colocação de adubo na produção nestas áreas que exigem esse tipo de manejo.
Em outras regiões, a grande umidade do solo pode manter as raízes encharcadas, podendo posteriormente ter reflexo negativo na produção.
O SBT Agro recebeu alguns registros de agricultores do estado que mostram os efeitos negativos da chuva. Clique no vídeo e confira: