Kate com câncer: O que se sabe até o momento sobre o diagnóstico da princesa de Gales
Integrante da realeza britânica compartilhou em vídeo que a descoberta foi um "enorme choque" para a família
A princesa de Gales, Kate Middleton, anunciou no Instagram, nessa sexta-feira (22), que está na fase inicial de tratamento para um câncer. No conteúdo, ela descreveu o diagnóstico como um "enorme choque" para a família. Kate é casada com o príncipe William desde 2011 e tem três filhos.
+Kate Middleton anuncia que tem câncer
Por qual cirurgia Kate passou?
Kate passou por uma cirurgia na região abdominal, no dia 16 de janeiro. A notícia só foi anunciada no dia seguinte pelo Palácio de Kensington. Na época, o comunicado não especificava o motivo da cirurgia, mas dizia que tinha sido bem-sucedida.
Quando o câncer de Kate foi diagnosticado?
Ao que tudo indica, os médicos descobriram a existência do câncer após a cirurgia. “Os testes após a operação revelaram a presença de câncer”, revelou Kate em vídeo, e disse estar nos estágios iniciais do tratamento. Ela não disse qual tipo de câncer foi encontrado, e comentou que passa por uma quimioterapia.
+Quimioterapia preventiva: o que é o tratamento feito por Kate Middleton
É normal diagnósticos de câncer após cirurgias?
Embora seja raro encontrar tumores malignos após uma cirurgia quando o paciente não tem câncer, isso pode acontecer em cerca de 4% dos casos, explicou o Dr. Yuman Fong, cirurgião do centro de câncer City of Hope, no sul da Califórnia, à Associated Press.
“Esse número de 4% representa alguém que vai para a sala de cirurgia por causa de uma doença considerada benigna”, como um procedimento para remover a vesícula biliar ou cistos ovarianos, comentou Fong.
Qual é o tratamento de Kate?
O comunicado do Palácio disse que nenhum detalhe seria fornecido sobre o câncer ou o tratamento de Kate, exceto que ela o iniciou no final de fevereiro.
“Não compartilharemos mais nenhuma informação médica privada. A princesa tem direito à privacidade médica, assim como todos nós”, afirmou o comunicado.
Após uma cirurgia bem-sucedida, a quimioterapia é frequentemente usada para ajudar a eliminar células cancerígenas e prevenir a recorrência do câncer.
Quais são os efeitos colaterais da quimioterapia?
Fadiga, náusea, formigamento nas mãos e nos pés e queda de cabelo, em alguns casos, são efeitos colaterais comuns da quimioterapia, explicou a Dra. Monica Avila, do Moffitt Cancer Center, em Tampa, Flórida. “Um paciente pode levar de algumas semanas a um mês ou dois para se recuperar desses efeitos”, disse a médica.
Quanto tempo vai durar o tratamento de Kate?
O comunicado do Palácio disse que isso caberá aos médicos. “A princesa está agora em processo de recuperação”.
Com informações da Associated Press