Publicidade
Política

Partido Republicanos sinaliza Tarcísio como possível candidato à Presidência

Governador de São Paulo é uma das principais apostas para concorrer por Bolsonaro, atualmente inelegível

Imagem da noticia Partido Republicanos sinaliza Tarcísio como possível candidato à Presidência
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas | Flickr
• Atualizado em
Publicidade

O presidente nacional do partido Republicanos, Marcos Pereira, sinalizou a possibilidade de indicar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. A declaração foi dada na segunda-feira (25), durante a comemoração de 20 anos da legenda, em Brasília.

+ Tarcísio reafirma lealdade a Bolsonaro após indiciamento da PF

“Seremos um dos poucos partidos que restarão depois das eleições. Vamos ampliar nossas bancadas de deputados estaduais, de deputados federais, senadores, reeleger e eleger governadores. E, quem sabe... se a conjuntura dos fatos permitir teremos um candidato à Presidência da República. Não é, Tarcísio?", disse Pereira, em aceno ao governador.

Tarcísio não respondeu a declaração. Ao subir ao palco, no entanto, o governador discursou sobre temas nacionais, ressaltando a necessidade da reorganização da agenda fiscal. Defendeu, ainda, a aprovação de reformas com o apoio do Congresso e a pacificação entre os Três Poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário.

“Nós podemos mobilizar uma cruzada pela justiça, liberdade, paz, prosperidade. Podemos aprovar as reformas que precisamos, contribuir para a pacificação nacional. Nós precisamos de pacificação, e o Congresso Nacional tem um papel fundamental nessa pacificação. Trabalhar por uma verdadeira harmonia entre os Poderes que hoje estão desequilibrados”, disse.

Mais cedo, em evento em São Paulo, Tarcísio não cravou uma disputa pelo Planalto, mas defendeu reduzir o número de ministérios. Inspirado no feito do ex-presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976), que construiu Brasília em três anos com o lema “50 anos em 5”, o político ainda sugeriu que o novo governo precisará buscar “40 anos em 4”, isto é, agir com rapidez para transformar o país.

Intenção de votos

Apesar de não confirmar uma pré-candidatura às eleições, Tarcísio vem aparecendo nas pesquisas de intenção de voto. Aliado de Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o governador aparece próximo aos primeiros candidatos em uma possível corrida eleitoral.

+ Quaest divulga intenção de votos para governo de 8 estados; veja pesquisas

O último levantamento da Paraná Pesquisas, divulgado esta semana, por exemplo, mostra Tarcísio com 24% das intenções de voto no primeiro turno, ante 35,1% do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Num possível segundo turno entre os políticos, a situação é de empate, com ambos com 41,9% dos votos.

Situação Eleitoral Presidente Estimulada - Segundo Turno | Paraná Pesquisas
Situação Eleitoral Presidente Estimulada - Segundo Turno | Paraná Pesquisas
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade