Dino abre inquérito contra Bolsonaro e filhos com base em relatório da CPI da Covid
Ministro do STF afirmou em petição que há indícios de crimes contra a administração pública em contratos, fraudes em licitações e desvio de recursos públicos

Emanuelle Menezes
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (17) a abertura de um inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seus filhos Carlos, Eduardo e Flávio, além de diversos aliados políticos. A decisão foi tomada após pedido da Polícia Federal, que citou indícios de crimes apontados no relatório final da CPI da Covid, realizada em 2021.
+ Hugo Motta escolhe Paulinho da Força como relator do projeto da anistia
Dino considerou que há "presença dos requisitos legais necessários para a instauração de Inquérito Policial, a fim de que os fatos tratados nos autos tenham apuração".
Segundo a petição, a investigação parlamentar identificou fraudes em licitações, contratos superfaturados, desvio de recursos públicos e uso de empresas de fachada para serviços fictícios durante a pandemia.
A partir de agora, a Polícia Federal terá 60 dias para conduzir diligências, colher depoimentos e reunir provas sobre a atuação dos investigados. A Procuradoria-Geral da República também foi notificada.
Quem são os investigados
Além do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus três filhos mais velhos – o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o inquérito inclui aliados, ex-ministros, parlamentares e empresários. Veja a lista completa:
- Jair Messias Bolsonaro
- Flávio Nantes Bolsonaro
- Eduardo Nantes Bolsonaro
- Carlos Nantes Bolsonaro
- Ricardo José Magalhães Barros
- Osmar Gasparini Terra
- Beatriz Kicis Torrents de Sordi
- Carla Zambelli Salgado
- Onyx Dornelles Lorenzoni
- Carlos Roberto Coelho de Mattos Júnior
- Allan Lopes dos Santos
- Hélcio Bruno de Almeida
- Oswaldo Eustáquio Filho
- Hélio Angotti Neto
- Bernardo Pires Kuster
- Paulo de Oliveira Enéas
- Richards Dyer Pozzer
- Leandro Panazzolo Ruschel
- Carlos Roberto Wizard Martins
- Luciano Hang
- Otávio Oscar Fakhoury
- Filipe Garcia Martins Pereira
- Tércio Arnaud Tomaz
- Ernesto Araújo