Publicidade
Mundo

Tufão Kajiki atinge o Vietnã com ventos fortes e destruição

Mais de 30 mil moradores já foram retirados de áreas de risco; autoridades monitoram avanço do ciclone para países vizinhos

Imagem da noticia Tufão Kajiki atinge o Vietnã com ventos fortes e destruição
Foto: Reprodução | China Central Television
,
Publicidade

Um poderoso tufão atingiu as áreas litorâneas do Vietnã na manhã desta segunda-feira (25). Batizado de Kajiki, o fenômeno obrigou milhares de moradores a deixarem suas casas, enquanto chuvas intensas e ventos superiores a 160 quilômetros por hora, deixaram estradas bloqueadas e provocaram estragos em áreas urbanas.

+ Cantora argentina é acusada de plagiar "Cálice" por Chico Buarque e Gilberto Gil; entenda

No domingo (24), autoridades locais fecharam escolas e aeroportos, enquanto equipes de resgate trabalhavam para retirar pessoas de regiões de risco. O governo classificou Kajiki como a tempestade mais forte de 2025 na região, com potencial de deixar até meio milhão de desabrigados.

Até o momento, cerca de 30 mil moradores já foram retirados de áreas de risco, com o apoio de mais de 16.500 soldados e 107 mil membros das forças paramilitares mobilizados para operações de busca e resgate.

+ Denúncias de pedofilia online disparam no Disque 100 e chegam a 50 casos em um único dia

Antes de chegar ao país, Kajiki passou pela costa sul da cidade chinesa de Sanya, onde comércios e o transporte público foram suspensos. Nos próximos dias, o tufão deve avançar para o interior, atingindo o Laos e o norte da Tailândia.

Especialistas alertam que o Vietnã é particularmente vulnerável a tempestades, que frequentemente provocam inundações e deslizamentos, e que as regiões afetadas são menos industrializadas do que aquelas atingidas pelo tufão Yagi, em 2024, que deixou cerca de 300 mortos e bilhões em prejuízos.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade