Terremoto em Taiwan: equipes de resgate buscam por mais de 100 desaparecidos
Abalo sísmico de magnitude 7,7 deixou nove mortos e milhares de feridos
Equipes de resgate de Tawian continuam buscando por mais de 100 pessoas que ficaram desaparecidas após o terremoto de magnitude 7,7 que atingiu o país na quarta-feira (3). Além de deixar nove mortos e milhares de feridos, o tremor resultou no desabamento de imóveis e deslizamentos de terra, o que deixou muitos civis presos em escombros.
+ Veja imagens do forte terremoto que atingiu Taiwan
Segundo os bombeiros, as buscas se concentram em Hualien, na costa leste – principal cidade atingida pelo abalo. Acredita-se que cerca de 80 pessoas estejam presas em áreas de mineração, enquanto 42 trabalhadores que estavam a caminho de um hotel podem ter ficado presos no parque nacional de Taroko após um deslizamento de terra.
Pelas redes sociais, a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, disse que continua em contato com os governos locais para prestação de serviço, bem como para avaliar as consequências do abalo sísmico – o mais forte em 25 anos. Para aqueles que precisam voltar para casa, o governo está oferecendo transporte terrestre, marítimo e aéreo.
“O governo trabalhará com os governos locais para restaurar as áreas atingidas pelo desastre. Continuaremos a fazer tudo para proteger a segurança do nosso povo e restaurar o tráfego em todo o país o mais rápido possível”, afirmou a presidente.
+ Entenda por que Taiwan está tão exposta a abalos sísmicos
Aliado de Taiwan, o governo dos Estados Unidos disse que está pronto para enviar ajuda ao país para auxiliar nos esforços de busca e reconstrução. "Os Estados Unidos estão prontos para fornecer qualquer assistência necessária. Todos os afetados estão em nossas orações", disse Adrienne Watson, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional.