'O Agente Secreto' é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026
Filme de Kleber Mendonça Filho é ambientado na ditadura e traz Wagner Moura no papel principal; veja trailer

Emanuelle Menezes
O filme 'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho, foi o escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026 (veja o trailer abaixo). A Academia Brasileira de Cinema anunciou a decisão no início da tarde desta segunda-feira (15).
+ 'Adolescência' e 'O estúdio' dominam Emmy 2025; veja lista completa de vencedores
Protagonizado por Wagner Moura, o longa-metragem, ambientado em 1977, no período da ditadura militar no Brasil, conta a história de Marcelo, um especialista em tecnologia que se muda de São Paulo para Recife em uma tentativa de deixar o passado conturbado para trás e recomeçar a vida. A mudança, entretanto, não sai como o esperado e ele descobre, em meio à agitação do Carnaval, que está sendo vigiado.
Nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone e Alice Carvalho também estrelam o filme, que tem previsão de estreia no Brasil para novembro.
'O Agente Secreto' venceu, em maio, os prêmios de melhor direção (Kleber Mendonça Filho) e melhor ator (Wagner Moura), na 78ª edição do Festival de Cannes, na França. Essas vitórias podem ter impulsionado os nomes brasileiros para serem indicados, com chances de ganharem a estatueta dourada ano que vem, conforme lista de cotados da revista Variety.
Kleber Mendonça Filho, de 56 anos, é um dos principais diretores do cinema brasileiro contemporâneo. Com formação de jornalista e atuação como crítico, tem cinco longas-metragens no currículo: as ficções 'O Som ao Redor' (2012), 'Aquarius' (2016), com Sônia Braga, e 'Bacurau' (2019), codirigido por Juliano Dornelles e vencedor do prêmio do júri no Festival de Cannes, e os documentários 'Crítico' (2008) e 'Retratos Fantasmas' (2023).
Disputa
O filme venceu uma disputa contra outros cinco longas brasileiros. A seleção oficial foi conduzida pela Comissão de Seleção da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, composta por 15 membros titulares e 5 suplentes. Participaram da disputa:
- 'Baby', de Marcelo Caetano;
- 'Kasa Branca', de Luciano Vidigal;
- 'Manas', de Marianna Brennand;
- 'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho;
- 'O Último Azul', de Gabriel Mascaro;
- 'Oeste Outra Vez', de Erico Rassi.
A data limite para inscrição de filmes no Oscar é 1º de outubro. A lista de indicados será divulgada no dia 22 de janeiro do ano que vem e a cerimônia está marcada para o dia 15 de março de 2026.