"Fantasia" será o primeiro critério de desempate na apuração do Carnaval de SP
Evolução abrirá a leitura das notas no Anhembi; duas escolas perderam pontos e as últimas colocadas serão rebaixadas ao Grupo de Acesso I


Vicklin Moraes
A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo realizou, na tarde desta segunda-feira (16), o sorteio que definiu a ordem de leitura dos quesitos da apuração do Carnaval 2026 em São Paulo.
O quesito “Evolução” será o primeiro a ter as notas divulgadas. Já “Fantasia” foi definido como critério de desempate entre as escolas, caso necessário.
A apuração das notas do Grupo Especial ocorrerá na terça-feira (17), no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital paulista.
Durante a leitura, as notas são anunciadas por quesito, e a menor pontuação atribuída por cada jurado é descartada. Ao final, a soma define a classificação geral. As duas escolas com menor pontuação total serão rebaixadas e disputarão o Carnaval 2027 no Grupo de Acesso I.
As notas descartadas seguem como primeiro critério de desempate. Persistindo a igualdade, será aplicado o quesito “Fantasia”, conforme definido em sorteio.
A leitura das notas será acompanhada por dirigentes das agremiações, convidados e profissionais de imprensa.
Duas escolas terão descontos aplicados à pontuação final na apuração. A primeira penalidade já havia sido anunciada e atinge a Rosas de Ouro, atual campeã, que perderá cinco décimos por entregar documentos fora do prazo estabelecido pela organização.
A Camisa Verde e Branco também será punida. A escola ultrapassou o tempo regulamentar de desfile após o último carro alegórico apresentar problemas. Com 19 segundos excedentes na avenida, a agremiação terá redução de dois décimos na nota final.
Ordem de leitura dos quesitos:
- Evolução
- Samba-enredo
- Bateria
- Enredo
- Mestre-sala e Porta-bandeira
- Alegoria
- Comissão de frente
- Harmonia
- Fantasia









