Alagamentos no Amazonas afetam mais de meio milhão de pessoas
Com o Rio Negro acima da cota severa, bairros de Manaus estão debaixo d’água e Defesa Civil alerta para riscos à população
Carol Dias
do SBT Brasil
A enchente do Rio Negro já provocou impactos significativos em diversas regiões do Amazonas, afetando mais de 525 mil pessoas, de acordo com dados recentes da Defesa Civil estadual.
Em Manaus, comunidades inteiras enfrentam alagamentos, com ruas tomadas pela água e moradores tentando proteger o que podem. O volume do rio alcançou 29,02 metros, ultrapassando o nível considerado de transbordamento crítico.
+ Marina Silva é alvo de novos ataques pessoais em sessão na Câmara
Embora o nível do rio continue subindo, a elevação tem ocorrido de forma mais lenta devido à redução das chuvas. O Serviço Geológico do Brasil afirma que o pico da cheia deve ocorrer nos próximos dias e considera muito baixa a chance de o nível ultrapassar o recorde histórico de 30,02 metros registrado em 2021. Mesmo assim, os estragos já são significativos, com prejuízos na agricultura, casas alagadas e dificuldade de deslocamento para as comunidades afetadas.
Um novo boletim da Defesa Civil deve ser divulgado até quinta-feira (03), com atualização do número de atingidos e novas orientações às comunidades ribeirinhas.
