A expressão "família de comercial de margarina" entrou no imaginário brasileiro pra definir estruturas familiares tradicionais, quase sempre formadas por pessoas brancas, heterossexuais, com filhos sadios e, acima de tudo, transbordando felicidade.
O vídeo divulgado pela Família Real nesta quarta-feira tem um tom parecido, não fosse o fato da protagonista, a Princesa de Gales, falar sobre um assunto difícil, o seu tratamento contra o câncer e também pelo fato da família retratada não ser uma família qualquer.
O pai é o futuro Rei, mesmo destino do seu filho mais velho. E Kate Middleton, a Princesa que tornou pública a sua batalha contra o câncer, é a futura Rainha Consorte dos britânicos.
A Família Real trocou as tradicionais notas, com tom bastante oficial, divulgadas para a imprensa por um vídeo emotivo, com cenas da intimidade da Princesa de Gales com a família, pra anunciar a volta de Kate Middleton aos compromissos oficiais.
A esposa do Príncipe William vem, há 9 meses, sendo tratada contra um câncer, cujos detalhes nunca foram revelados. O que o vídeo revela, porém, é uma nova estratégia de comunicação da monarquia britânica.
O anúncio da doença, no ano passado e, agora, o vídeo divulgado nas redes sociais marcam um novo estilo da Família Real que, antes, não dava detalhes sobre o estado de saúde dos seus integrantes.
As cenas intimistas e o texto, lido pela própria Kate Middleton podem até passar a impressão, mas não são uma peça caseira.
O vídeo foi feito pelo diretor Will Warr, o mesmo que tinha feito um filme sobre os 10 anos de união do casal e que dirigiu outras produções publicitárias para marcas como Gousto, Tesco e McDonald´s.
Abaixo, a tradução da mensagem gravada pela Princesa:
"O verão vai terminando e eu não posso descrever o alívio em ter terminado o meu tratamento de quimioterapia.
Os últimos 9 meses foram bem difíceis pra nós, como família. A vida, como vocês sabem, pode mudar num instante. E a gente tem que achar um jeito de navegar na tormenta.
A jornada contra o câncer é complexa. É assustadora e imprevisível pra todo mundo, especialmente pra aqueles próximos de você.
Ela também te faz encarar com humildade as suas próprias vulnerabilidades de um jeito que você nunca tinha considerado antes e, com isso, vem uma nova perspectiva pra tudo.
Esse tempo serviu pra que eu e William, acima de tudo, fizéssemos uma reflexão e ficássemos gratos por todas as coisas que, ainda simples, são importantes na vida e que muitos de nós, damos por garantidas, como simplesmente amar e ser amado.
O meu foco agora é fazer o que eu puder pra ficar livre do câncer. Apesar de ter terminado a quimioterapia, o meu caminho pra recuperação e cura é longo e eu preciso viver um dia de cada vez.
No entanto, estou ansiosa pra voltar a trabalhar e, quando eu puder, participar de alguns compromissos públicos nos próximos meses.
Apesar de tudo o que aconteceu, eu entro nessa nova fase de recuperação com a esperança renovada e valorizando a vida.
Eu e William estamos muito agradecidos por todo o apoio que recebemos e por toda a força daqueles que nos ajudaram durante esse tempo.
A bondade, empatia e compaixão de todos foram, verdadeiramente, recebidas com humildade.
Pra todos aqueles que continuam com suas próprias jornadas contra o câncer, vou continuar com vocês, lado a lado, de mãos dadas.
Da escuridão, pode vir a luz. Deixe essa luz brilhar".