Publicidade
Turismo

Memórias de guerras na Europa são atração turística nos Alpes Franceses

Casa que ficou inteira depois de uma explosão é uma das curiosidades desse incrível roteiro de viagem

Imagem da noticia Memórias de guerras na Europa são atração turística nos Alpes Franceses
Alpes Franceses, França
• Atualizado em
Publicidade

No terceiro episódio da série sobre o turismo de verão nos Alpes franceses, você vai conhecer alguns monumentos históricos surpreendentes, ligados às guerras na Europa. Desde os confrontos com os vizinhos italianos até às batalhas violentas da Segunda Guerra Mundial. Desta vez, a dica é conhecer ruínas das guerras napoleônica e da Segunda Guerra Mundial, hoje monumentos preservados como patrimônio histórico francês.

Nossa viagem pela região das montanhas do Vale de Maurienne, na França, vem mostrando como aproveitar o verão nos alpes sem neve. Para quem não sabe, o mês de agosto em Paris é equivalente ao mês de janeiro no Brasil: época em que a maioria das pessoas parte em viagem, para aproveitar as férias escolares. 

A casa inclinada dos Alpes

O ponto alto desta visita é a Maison Penchée -- a casa inclinada, numa tradução de forma literal. Ela foi deslocada em quase trinta metros depois de uma explosão durante a retirada de tropas alemãs do território francês, em 1944. O curioso é que a casa, feita de concreto, manteve-se inteira. Teve apenas uma entortada suficiente para virar uma das principais atrações turísticas dos alpes em qualquer estação. 

A luta contra a força da gravidade dentro da ruína de imóvel mexe com o equilíbrio e causa sensações indescritíveis. O desafio é conseguir andar dentro desta casa inclinada sem cair e nem ficar tonto. Clica no vídeo a seguir e acompanhe a aventura de desvendar essa casa muito engraçada, um monumento histórico de guerra que mais parece atração de parque de diversões!

O Forte contra Napoleão

Na Região dos alpes, perto da fronteira com a Itália, ficaram vestígios de fortificações construídas durante a expansão napoleônica. As batalhas pela conquista de territórios espalharam torres de controle e fortes na região. O mais famoso deles é o Forte Vitorio Emanuel que chegava a abrigar 1500 soldados e tinha potentes canhões apontados para os vales entre as montanhas. 

Mas o forte não é apenas um monumento histórico, seus muros são pontos de escalada dos alpinistas. Nessa época de verão, esportes radicais como a própria escalada, o arvorismo e os passeios em tirolesas gigantes substituem a adrenalina das descidas das montanhas nevadas nos esquis. 

O vídeo estreia nesta 6ª feira às 10h:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade