Publicidade
Turismo

Torre de Belém: como visitar esse cartão-postal português

Fortificação inspirada na idade média atrai turistas por causa da arquitetura e do pastéis de Belém

Imagem da noticia Torre de Belém: como visitar esse cartão-postal português
Torre de Belém | Governo de Portugal/ Divulgação
• Atualizado em
Publicidade

A torre de Belém é uma das sete maravilhas de Portugal e uma das construções mais conhecidas da Europa. Ir a Lisboa e não tirar uma foto com a Torre é como ir a Roma e não ver o papa. A Torre de São Vicente foi construída a mando de Dom Manuel I para proteger a entrada do Tejo no acesso à Lisboa, então sede do império português.

A torre é um patrimônio da humanidade pela UNESCO, um ícone da arquitetura manuelina, na época das conquistas das rotas marítimas com a Índia, África e Brasil.

A torre tem inspiração na arquitetura da idade média, com seus desenhos sobressaindo na fachada. Na torre principal do castelo, que é a mais difícil de chegar, ficavam as maiores riquezas e o paiol com as armas.

A construção

A torre começou a ser construída em mil quinhentos e quatorze e terminou em mil quinhentos e vinte.  Ela destaca-se pelo nacionalismo implícito, visto que é toda rodeada por decorações do Brasão de armas de Portugal, incluindo inscrições de cruzes da Ordem de Cristo nas janelas de baluarte; tais características remetem principalmente à arquitetura típica de uma época em que o país era uma potência global.

A Torre por dentro

 Na torre, subindo as escadas, você vai encontrar uma decoração exuberante e patriótica, a virgem olha pelos navegantes que partem do desejo para conquistar o mundo. A cruz da ordem de Cristo e as cordas típicas do estilo que nasceu para ressaltar as manuelinas relembram o orgulho português. Na Sala dos Reis traz uma vista privilegiada da torre e do rio. Já na sala das audiências a lareira diverte as crianças e a janela traz a vista do ribatejo. No próximo andar fica a capela. Ela é repleta dos símbolos da monarquia.

O Pastel de Belém

A culinária portuguesa está presente em todos os cantos do mundo, mas só aqui você encontra o verdadeiro pastel de Belém, O resto? Que se encontra por toda Lisboa e boa parte do mundo é o Pastel de Nata.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade