Ilhas Berlengas: de esconderijo de piratas a destino turístico em Portugal
Com águas cristalinas, o arquipélago que já foi disputado pelos corsários espera sua visita
Renata Cordeiro
A menos de duas horas de Lisboa, na costa lusitana na região do Peniche, está localizado um paraíso natural que é o refúgio de espécies ameaçadas de extinção e parada obrigatória dos pássaros durante o fluxo migratório. O arquipélago das Berlengas é um parque natural, totalmente preservado e um destino turístico desfrutado por poucos.
Quem olha de longe para os ilhéus que formam o arquipélago já se impressiona com as rochas esculpidas pelo movimento das marés e do vento. O desenho que a natureza construiu atrai os visitantes, mas os encantos de Berlengas não param por aí.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O local é o habitat natural de espécies ameaçadas de extinção e de aves que buscam o refúgio das rochas no seu percurso por temperaturas mais amenas. As águas límpidas entre os rochedos convidam os turistas para o banho de mar e o mergulho para observar a rica fauna e flora marinhas da região. Em outros tempos, as grutas e cavernas serviram de esconderijo para os piratas que costumavam atacar os barcos comerciais que navegavam na região.
Hoje o arquipélago das Berlengas é um parque natural preservado por lei. O acesso de visitantes é controlado e o limite é de 350 pessoas por vez. A Renata Cordeiro foi uma dessas privilegiadas que conseguiu visitar as Berlengas. Acesse agora e divirta-se.