Veja dicas do que fazer em Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro
Região possui mais de 150 opções de hospedagem e muitas opções de lazer

SBT News
Visconde de Mauá está localizada na parte alta da Serra da Mantiqueira, a aproximadamente 1200 metros de altitude. O distrito está situado no município de Resende, no Rio de Janeiro, com parte do seu território estendendo-se também aos municípios de Bocaina de Minas e Itatiaia onde também faz fronteira com o Parque Nacional do Itatiaia. Com pouco mais de 5 mil habitantes, a principal fonte de renda da região é o turismo local dispondo de mais de 150 opções de hospedagem e muitas opções de lazer.
Visconde de Mauá pertevence ao conjunto das vilas de Mauá, Maringá e Maromba, e seus diversos vales, como o Vale das Cruzes, Alcantilado, Pavão e Grama. O principal rio da região é o Rio Preto, fronteira natural dos estados de MG e RJ.
Como chegar
Do Rio de Janeiro ou São Paulo, o visitante deve seguir pela Rodovia Presidente Dutra (BR - 116) até Itatiaia (saída 318) e daí, mais 5,5 km pela BR - 485, até a portaria da Parte Baixa. De Belo Horizonte, deve seguir pela Rodovia Fernão Dias e a BR-381, passando por Caxambu e seguindo pela BR-354 até a Garganta do Registro para a Parte Alta.
Atrações
Além das belezas naturais, essa região é conhecida pelas pousadas românticas de serra no Rio de Janeiro, com excelentes restaurantes, a maioria concentrados em uma pequena vila.
A geografia se destaca pelos belos e cristalinos rios, poços e cachoeiras que contrastam com o verde intenso e vivo da floresta e dão um toque de magia inconfundível. O acesso aos pontos de destaque da região são fáceis e bem sinalizados e existem muitas trilhas para a prática da caminhada. Outros esportes podem ser praticados: Mountain Bike, Rafting, cavalgadas e pesca.
Dica De Malas Prontas
Uma informação importante é levar dinheiro porque a cidade não tem caixa eletrônico e nem banco e alguns passeios só aceitam pagamento em espécie.
Aproveite para conhecer as cachoeiras como a Santa Clara que fica no parque Nacional de Itatiaia, além das cachoeiras do Alcantilado que ficam em uma propriedade privada em Bocaina de Minas.
Como chegar a Visconde de Mauá?
A melhor maneira é de carro. Até porque lá você vai precisar de carro para fazer tudo: ir nas cachoeiras, ir aos restaurantes, etc. Há várias pousadas e hotéis pet friendly, ou seja, aceitam animais. Então você pode levar seu cachorro pra ficar na pousada também. Muitas trilhas são fáceis e gratuitas!
Hospedagem sustentável em Mauá
Tem um hotel sustentável que possui um selo da EcoHospedagem e tem vários projetos que contribuem para o meio ambiente como o lixo mínimo, além de painéis solares para aquecer a piscina.
O Projeto Lixo Mínimo é pioneiro na região e tem como objetivo o reaproveitamento de todos os descartes do Hotel. O material orgânico vai para as composteiras e, após passar pelo processo de decomposição, vira adubo usado na horta e nos jardins do hotel o para reciclagem e todo o lixo eletrônico é recolhido e destinado à descarte especial. Chegando no hotel, todos os hóspedes são convidados a participar do projeto