Cuesta Paulista: o paraíso do ecoturismo a duas horas de São Paulo
Um passeio imperdível por trilhas na mata, com rios, grutas e montanhas
SBT News
Um mirante sobre o vale cercado de montanhas e uma mata fechada que esconde tesouros naturais para encantar os turistas mais exigentes. Na Cuesta Paulista, o turismo ecológico atrai moradores de todas regiões do Estado de São Paulo. A atividade explorada por moradores da região vem se fortalecendo como meio econômico para geração de receitas e empregos e uma opção de lazer ao ar livre bem perto da capital paulista.
São 230 quilômetros de São Paulo à Botucatu, um trajeto que começa na Rodovia Castelo Branco e segue pelo Marechal Rondon. Botucatu é a porta de entrada desse paraíso que se estende até onde a vista alcança, sobre o maior reservatório de águas subterrâneas das Américas, o aquífero Guarani. Não à toa, as trilhas da região recebem nomes indígenas e a formação rochosa mais famosa é chamada de Pedra do Índio.
Na culinária local, os pratos de origem indígena se destacam no cardápio e a fartura com que são servidos ajudam a saciar a fome depois das longas caminhadas.
A prática de esportes radicais também atrai os visitantes para a Cuesta, as escaladas das encostas estimulam os alpinistas e as descidas de Rapel nas montanhas desafiam atletas experientes e adicionam boas doses de adrenalina à viagem.
Mirella Bergamo, do Mi Leva, fez o roteiro de caminhadas nas trilhas da Cuesta Paulista e mostra os principais obstáculos que o turista vai enfrentar, mas também dá dicas de passeios em que o esforço físico não é tão grande e o acesso a mirantes de vistas deslumbrantes é fácil para pessoas de todas as idades.
Você não pode deixar de viver essa aventura. Venha conhecer a Cuesta Paulista!