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Tecnologia

Quase 90% dos brasileiros querem mais transparência sobre o uso das imagens de IA

Segundo o relatório da Getty Images, mesmo com o aumento do uso da tecnologia de inteligência artificial, há interesse sobre como as imagens são manipuladas

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Consumidores querem saber se imagens são geradas por inteligência artificial e como são usadas | Imagem gerada por IA
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Segundo um estudo publicado pela consultoria de cibersegurança Netskope, em 2023 mais de 10% dos usuários corporativos usam ao menos um aplicativo de inteligência artificial (IA) generativa, como o ChatGPT, da OpenAI, todos os meses. Esse número era de 2% em 2022 e, para este ano a atividade deve subir para 25%.

Mesmo com o crescimento do uso da tecnologia, os brasileiros estão preocupados com a transparência das empresas que controlam estas IAs generativas em relação ao uso das imagens.

É o que mostra o relatório "Construa Confiança na Era da IA" elaborado pela Getty Images indicando que 90% dos brasileiros querem mais transparência nas imagens manipuladas pela inteligência artificial.

Mais transparência no uso da IA

Uma das conclusões do relatório é a importância da autenticidade e da confiança no envolvimento do consumidor com marcas que usam inteligência artificial nas imagens.

A maioria esmagadora dos consumidores, ou seja, 90%, esperam saber se a imagem foi feita por IA.

  • 98% dos consumidores não querem sentir que foram enganados e concordam que imagens e vídeos “autênticos” são fundamentais para estabelecer confiança.

  • Os entrevistados também esperam cada vez mais que os setores com altos níveis de confiança do consumidor, como saúde, farmacêutico, serviços financeiros e viagens, sejam transparentes em casos de uso de IA.

  • Por fim, as pessoas se sentem vulneráveis ​​em relação às marcas que usam recursos visuais gerados por IA para criar pessoas ou produtos.

O relatório é baseado nas perspectivas de mais de 30 mil pessoas em 25 países, inclusive o Brasil, entre 2022 e 2024 sobre o comportamento do consumidor em relação ao conteúdo produzido por IA na publicidade, seu impacto na confiança da marca e fatores que diferenciam o conteúdo visual capturado por humanos ou gerado pela IA.

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