Operadora chinesa lança primeiro satélite 6G do mundo
Projeção é que nova tecnologia seja 50 vezes mais rápida que o 5G

Camila Stucaluc
A China Mobile, a maior operadora de telecomunicações do mundo, lançou com sucesso o primeiro satélite de testes para o 6G. O evento aconteceu na última terça-feira (6), alcançando um marco no desenvolvimento da nova rede móvel de internet. A projeção, segundo a operadora, é que a nova tecnologia seja 50 vezes mais rápida que o 5G.
+ Usuários de Apple Vision Pro causam polêmica na internet com "cenas estranhas"; entenda
O satélite foi desenvolvido em conjunto com a Academia de Inovação para Microssatélites da Academia Chinesa de Ciências, que utilizou apenas peças nacionais para o projeto. Com isso, o sistema suporta a reconstrução de software em órbita, facilitando a manutenção em caso de colisões com meteoritos, por exemplo.
"O sistema, utilizando software e hardware nacionais, suporta a reconstrução de software em órbita, a implantação flexível de funções centrais da rede e o gerenciamento automatizado, aumentando a eficiência e a confiabilidade da operação em órbita da rede central de satélites", disse a China Mobile.
+ Musk mostra vídeo de robô caminhando feito "humano" em fábrica da Tesla
A operadora deve iniciar os testes do satélite já na próxima semana. A intenção é auxiliar o governo a avaliar a aplicação de tecnologias ligadas ao 6G, que permitirá mais velocidade na transmissão de dados aos usuários. Isso porque, como estará com cobertura orbital de baixa altitude, o satélite promete eliminar lacunas na cobertura de internet.