Nos Estados Unidos, Mercedes-Benz supera Tesla e vende carro que "dirige sem motorista"
Marca de luxo alemã vendeu um veículo com capacidade de condução autônoma nível 3
Cido Coelho
Segundo um relatório informações do Departamento de Veículos Motorizados dos Estados Unidos (DMV), a marca de luxo alemã Mercedes-Benz vendeu na Califórnia um veículo que dirige sem necessidade iminente de um condutor humano.
O recurso, chamado de Drive Pilot, permite que o motorista tire os olhos da estrada e as mãos do volante em certas condições.
Neste caso, a classificação adotada por meio da Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE) define por nível 0 um carro manual até o nível 5, quando o carro é totalmente autônomo.
Neste caso, o carro da Mercedes é considerado “nível 3” — quando a pessoa no banco do motorista não precisa dirigir o carro ativamente, enquanto os recursos de direção automatizada estiverem ativados.
Nos Estados Unidos, a maioria dos carros que circulam por lá estão nos níveis 1 ou 2, ou seja, são veículos que ainda precisam do suporte de um motorista humano para ações como frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, centralização de faixa e controle de cruzeiro adaptivo.
A venda do carro surpreende a Tesla, de Elon Musk, que se tornou uma eterna promessa de lançar um carro “nível 3”, mas até agora, nada foi anunciado pela empresa do bilionário.
Os dois carros da Mercedes com nível 3 de autonomia liberados nos Estados Unidos são os modelos Mercedes-Benz S-Class e EQS Sedan, ambos com a tecnologia Drive Pilot e só poderão ser vendidos nos estados da Califórnia e Nevada, onde tem a certificação aprovada para este nível de direção.
A empresa alemã recebeu a certificação em janeiro do ano passado, sendo a primeira fabricante nos EUA a receber essa aprovação regulamentada.
Outras empresas também estão trabalhando para conseguir a certificação no mesmo nível SAE 3, como a também alemã BMW, que trabalha na autonomia com os modelos Série 7.