Irã lança 3 satélites em órbita ao mesmo tempo e Europa faz críticas
Lançamento simultâneo acontece pela 1ª vez na história do programa espacial iraniano; Alemanha, França e Reino Unido fazem críticas
Cido Coelho
Pela primeira vez o programa espacial iraniano lança para órbita terrestres três satélites ao mesmo tempo. O anúncio foi feito pelo governo do Irã no domingo (28) e considerou a missão um "sucesso".
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
Segundo a agência estatal de notícias Irna, os satélites Mahda (32 kg), Keyhan 2 (10 kg) e Hatef 1 (10 kg) foram lançados na manhã de domingo (28) pelo foguete portador Simorgh (Phoenix), no Terminal de Lançamento Espacial Iman Ruhollah Khomeini.
Os satélites iranianos têm funções distintas que vão desde testar as capacidades do foguete Simorgh (Mahda ou Tranquilidade da Noite), funções de posicionamento baseadas no espaço (Keyhan 2 ou Universo) e de comunicação (Hatef 1 ou Voz Misteriosa)
+ Acesse as últimas notícias do Mundo
Os dispositivos chegaram a uma órbita de 450 quilômetros e, segundo a Irna, o lançamento acontece um pouco antes do 45º aniversário da Revolução Islâmica, que ocorreu em 11 de fevereiro de 1979.
Críticas da Europa
Feito acontece dois dias após o Irã lançar o satélite Soraya, que orbita uma altitude de 750 quilômetros.
França, Reino Unido e Alemanha criticaram o programa espacial do pais, que seria utilizado para o desenvolvimento de sistema de mísseis balísticos de longo alcance.
Os Estados Unidos afirmam também que o programa tem objetivos militares e que dá capacidade aos iranianos de produzir mísseis balísticos.