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Brasil tem 23,8 milhões de consumidores de streaming

Levantamento do Serasa Experian traz perfil e a mudança de comportamento de consumo digital no país

Brasil tem 23,8 milhões de consumidores de streaming
Consumo de streaming se concentra mas faixas de renda mais altas | Imagem gerada por IA
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Quase 24 milhões de brasileiros já incorporaram à sua rotina assistir a filmes, séries e novelas conforme suas necessidades e no tempo disponível. É o que aponta a consultoria Serasa Experian, que divulgou o perfil de consumo de streaming ou vídeo sob demanda no Brasil.

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Segundo o levantamento "Perfil dos Consumidores de Streaming no Brasil", realizado em janeiro de 2024, essa informação vem de uma base de 186,4 milhões de CPFs, que foram cruzados e analisados, mostrando que destes, 12,8% foram identificados como consumidores dessas plataformas digitais, ou seja, aproximadamente 23,8 milhões.

"A ascensão dos serviços de streaming no Brasil reflete uma mudança cultural significativa, em que a conveniência e a personalização do conteúdo são altamente valorizadas pelos consumidores. Entender o comportamento desses consumidores ajuda o mercado não só a saber que tipo de conteúdo agrada a esse público, mas também a direcionar campanhas de vendas e marketing customizadas de acordo com suas preferências", analisa a diretora de marketing da consultoria, Isabela Torres.

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Sul e Sudeste têm mais assinantes

Consumidores de Streaming no Brasil por Estado, segundo a Serasa Experian | Reprodução
Consumidores de Streaming no Brasil por Estado, segundo a Serasa Experian | Reprodução
  • São Paulo (44,48%), Rio de Janeiro (13,77%), Minas Gerais (7,64%), Paraná (5,88%) e Rio Grande do Sul (5,56%) são os estados que mais têm assinantes no país.

  • Já Alagoas (0,15%), Tocantins (0,17%), Sergipe (0,18%), Piauí (0,18%) e Rio Grande do Norte (0,26%) estão na faixa de consumidores que menos assinam o serviço.

Adultos de 34 a 53 anos dominam o serviço

O levantamento destaca também que o consumo dos serviços pelos públicos masculino (50%) e feminino (49%) é praticamente igual.

A maioria dos consumidores tem entre 34 e 43 anos (28,4%) e 44 e 53 anos (23,1%), que juntos passam dos 50% dos assinantes do serviço no país.

A maior parte dos consumidores de streaming tem faixa de renda mensal entre R$ 2,5 mil e R$ 5 mil (41,7%) e se concentra na classe AB (70,5%).

Já a classe C tem 26,6% dos consumidores e a classe D tem 2,1% dos assinantes.

Faixa de idade entre 34 e 54 anos é predominante entre os consumidores de streaming  | Imagem gerada por IA
Faixa de idade entre 34 e 54 anos é predominante entre os consumidores de streaming | Imagem gerada por IA

Bons pagadores e compradores online

Ainda segundo o estudo da Serasa Experian, 34,3% dos consumidores de streaming conseguem manter os pagamentos das contas em dia, com Score de Crédito acima de 751 pontos, e 93,8% deste público tendem a fazer compras online.

"Esse dado é um indicativo claro da convergência entre entretenimento digital e o comércio eletrônico no Brasil. É importante entender a afinidade de um perfil específico com outras tendências para delinear estratégias de marketing digital com insights valiosos para a personalização de conteúdo e ofertas, aumentando assim a relevância e a eficácia das campanhas digitais", explica a diretora da Serasa Experian.

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