Após adiamento, IA da Meta para WhatsApp, Instagram e Facebook chega ao Brasil
Inteligência artificial responde perguntas, cria imagens e gera conteúdo; o acesso é gratuito
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou na quarta-feira (9) o lançamento da inteligência artificial Meta AI para usuários brasileiros. O anúncio veio após um conflito com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), em função do uso não autorizado de dados pessoais.
+ Todas as notícias sobre a Meta
Usuários de WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger agora têm acesso gratuito à Meta AI em português.
A interação ocorre por meio de um ícone circular nas cores azul e roxo, que, ao ser acionado, inicia o uso da IA de forma fluida e natural.
“A Meta AI pode ser utilizada para pesquisas, bate-papos e diversas tarefas diretamente nos aplicativos, sem a necessidade de sair da plataforma”, afirmou a big tech.
+ Todas as notícias sobre Inteligência Artificial
Utilizando o avançado modelo de linguagem Llama 3.2, já presente em mais de 500 milhões de dispositivos ao redor do mundo, a ferramenta será liberada gradualmente no país.
Conflito com a ANPD e acordo
O lançamento no Brasil havia sido adiado após a ANPD identificar o uso de publicações de usuários para o treinamento da inteligência artificial pela empresa de tecnologia de Zuckerberg, sem o devido consentimento.
+ Meta lança sua inteligência artificial em 22 países e Brasil fica de fora
Após um acordo, a Meta passou a notificar os usuários sobre a coleta de dados e a disponibilizar um formulário de recusa em locais mais visíveis nos aplicativos.
+ Idec considera “falácia” e uma "punição coletiva" o adiamento da Meta AI no Brasil
Além disso, os usuários também foram informados por e-mail sobre o uso de seus dados no treinamento da IA.