Espectrofotômetro Portátil: tecnologia promete auxiliar o processo de reciclagem no país
Criado pela Basf, o equipamento identifica de qual material é o lixo descartado, auxiliando no processo de triagem e seleção
SBT News
Gerente de Tecnologia e Inovação da BASF, Rony Sato, conversou com SBT News durante a 10ª edição do Congresso Internacional de Inovação da Indústria, que aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro, no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Confira a cobertura completa do Congresso Internacional de Inovação da Indústria
Sato apresentou uma tecnologia que promete auxiliar o processo de reciclagem no país. Com nome difícil, o Espectrofotômetro Portátil faz leitura de infravermelho de materiais recicláveis e ajuda no processo de triagem e seleção desses objetos. Por exemplo, dentre os materiais descartados, existem alguns que é difícil a identificação, o que faz com que as cooperativas de reciclagem precisem utilizar métodos diferenciados para identificar, como teste de chama e odor, que pode trazer riscos, além de ser insalubre e frequentemente com resultados imprecisos.
O Espectrofotômetro portátil funciona com um software de identificação. O coletor de reciclagem só terá que pegar o objeto descartado, colocar em frente à tecnologia e deixar a luz infravermelho fazer a leitura. A identificação do material vai aparecer no aplicativo, e ele poderá ser descartado de forma correta.
Com um estúdio no evento considerado o mais importante evento de inovação da América Latina, o SBT News entrevistou palestrantes, formadores de opinião, especialistas e participantes do encontro. Todas as conversas estão disponíveis no nosso canal do YouTube.