Índice de Inovação, carro elétrico e biotecnologia são as atrações de encontro da indústria
Congresso Internacional de Inovação da Indústria terá 60 palestrantes de todo o mundo; tecnologias serão exibidas
Cido Coelho
O 10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria, que ocorre dias 27 e 28 de setembro, no São Paulo Expo, exibirá diversas tecnologias e inovações que vão ditar o futuro da indústria. O SBT News está na cobertura jornalística do encontro, entrevistando as principais autoridades e especialistas da tecnologia e inovação. Todo conteúdo estará disponível no site e no canal do SBT News no YouTube.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Confira a cobertura completa do Congresso Internacional de Inovação da Indústria
Além disso, 60 palestrantes do Brasil e mundo estarão presentes para trocar conhecimento e expor o cenário internacional da inovação.
O congresso, que tem a iniciativa do Movimento Empresarial pela Inovação (MEI), é organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Especialistas relevantes ao assunto confirmaram presença.
É o caso da especialista em financiamento para inovação e professora de economia da Universidade de Sussex, na Inglaterra, a italiana Mariana Mazzucato, considerada uma das economistas mais influentes do mundo.
Além disso, Janine Benyus, cofundadora da empresa Biomimicry Institute, falará sobre a jornada da ecoinovação nas empresas. Daniel Moczydlower, CEO da Embraer X, que criou o EVE, o conhecido carro voador brasileiro, também estará no congresso.
"O maior evento de inovação da América Latina reúne especialistas de todo o mundo para discutirem um tema que impulsiona os países para o desenvolvimento e o crescimento. E, com o tema ecoinovação, queremos mostrar também a importância da inovação aliada à agenda de sustentabilidade, um assunto urgente. O Brasil tem condições de abrir muitas oportunidades em ecoinovação com energias renováveis, tais como o hidrogênio verde, e a descarbonização da economia", diz Gianna Sagazio, diretora de Inovação da CNI.
Representantes da Siemens Energy, André Clark, Bernardo Gradin, da Granbio também vão participar de painéis no evento.
No encontro será anunciado o Índice Global de Inovação (IGI), que terá um debate sobre os desafios do país para a ecoinovação além de outras demandas setoriais.
Carros elétricos, tecnologias sustentáveis e cases serão expostos no congresso
Empresas que estarão presentes no evento vão levar cases de inovação para que o público possa perceber e experimentar os rumos do desenvolvimento tecnológico na indústria global.
De simulador de voo, que será disponibilizado pela Embraer, apresentação de projetos desenvolvidos com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a modelos realizados e relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU serão mostrados ao público.
A Embrapii apoiou em 10 anos mais de 2 mil projetos, que receberam R$ 3,17 bilhões em investimento. Mais de 1,4 mil empresas foram apoiadas por uma rede de 96 unidades da entidade, com 10,3 mil pesquisadores.
Montadoras apresentam carros elétricos
A Ford e a GM marcam presença no congresso de Inovação para apresentar suas linhas de carros elétricos e híbridos.
A Ford vai mostrar ao público o Maverick Hybrid, um híbrido; e dois carros elétricos - Mach-E, e o E-Transit. A empresa norte-americana vai divulgar sua meta de neutralidade global de carbono até o ano de 2050 em veículos e toda a cadeia de produção da montadora.
Outra meta ambiciosa da empresa dos Estados Unidos é produzir anualmente 600 mil veículos elétricos até 2024, chegando na cifra de 2 milhões de unidades até o final de 2026.
Já a General Motors (GM) vai expor um Chevrolet Bolt EUV. O veículo é o SUV elétrico da montadora, que tem motor de 203 cavalos (CV) de potência e torque instantâneo de 36,7 kgfm, que representa uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos.
Além disso, o Bolt tem 456km de autonomia, que pode ser ampliada conforme o comportamento do motorista com a condução do veículo.
Outra empresa que se destaca no congresso da CNI é a Festo, que vai apresentar dois projetos biônicos: o Air Jelly, um objeto voador com tentáculos adaptivos e atuador peristáltico - que faz movimentos de contração semelhantes aos que são feitos para empurrar o alimento ao sistema digestivo.
O outro projeto da empresa é o eMotionButterflies, objetos voadores ultraleves, como borboletas, que se comportam de forma coordenada e coletiva.
A BASF vai trazer uma tecnologia capaz de identificar com precisão a composição de plásticos em diversos materiais.
Além disso, outras empresas como a ArcelorMittal, Rockwell Automation, Suzano, ABDI e os correalizadores Senai, Sesi e Instituto Euvaldo Lodi vão trazer novidades que são inovadoras na indústria em diversos setores e segmentos.