Google vai usar inteligência artificial "estilo ChatGPT' na pesquisa
Principal executivo responde a pressões de custos e investidores afoitos por mudanças
Cido Coelho
A gigante de tecnologia Google deve finalmente integrar inteligência artificial no seu buscador. Quem diz isso é o principal executivo, o CEO Sundar Pichai, que segundo o jornal The Wall Street Journal, a empresa adicionará a funcionalidade do chatbot semelhante ao ChatGPT, da OpenAI, no seu mecanismo de busca.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Leia as últimas notícias de Tecnologia
"O espaço de oportunidade, se houver, é maior do que antes", disse Pichai a publicação norte-americana.
Mesmo com o lançamento do Google Bard, o chatbot concorrente do ChatGPT, da OpenAI, integrado ao Bing, da Microsoft, a tecnologia precisa se atualizar.
A Google busca por alternativas para responder o salto tecnológico da Microsoft na IA, que mesmo com 90% do mercado de pesquisas online no mundo, sentiu que a inteligência artificial do Bing pode ser uma grande ameaça.
Pichai disse ao jornal que a empresa está testando versões de um chatbot de pesquisa, que conversa com o usuário e possibilita perguntas de acompanhamento, assim como é feito no Bing integrado com ChatGPT.
"As pessoas poderão fazer perguntas ao Google e interagir com os LLMs [grandes modelos de linguagem] no contexto da pesquisa? Com ??certeza", argumenta o CEO do Google.
Pressão por todos os lados
A reportagem do Wall Street Journal relata também que a empresa enfrenta a imensa pressão financeira e de investidores para se estabelecer no mundo da pesquisa de inteligência artificial.
A empresa realizou corte de 12 mil trabalhadores para reduzir custos por causa do excesso de contratações durante a pandemia e agora a big tech observa que novo alvo é trabalhar em economias duráveis e que há trabalho para fazer.
"Estamos satisfeitos com o progresso, mas ainda há mais trabalho a fazer.", explicou Pichai.
Em março, a Google continua mantendo a liderança nas buscas com 73,3 bilhões de visitas; seguido pelo Chat.OpenAI com 1,6 bilhão de visitas; Bing com 957 milhões; e DuckDuckGo com 858 milhões.