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Tecnologia

Avião com motor de célula de combustível de hidrogênio voa por 15 minutos

Empresa espera conseguir certificado de voo comercial com passageiros até 2025

Imagem da noticia Avião com motor de célula de combustível de hidrogênio voa por 15 minutos
Voo de 15 minutos com célula de combustível de hidrogênio foi considerada bem-sucedida | Universal Hydrogen
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A Universal Hydrogen anunciou que completou um voo de teste de 15 minutos em um avião modelo Dash-8 de 40 lugares, usando um motor de hidrogênio como célula de combustível. 

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A empresa considerou o voo de 'histórico' e disse que está "comprometida em ser a primeira companhia aérea de emissão zero da América do Norte". O voo de teste foi aprovado pela agência aviação civil dos Estados Unidos.

O motor elétrico foi construído pela maginiX e a aeronave contém uma célula de combustível da Plug Power -- foi a maior usina de produção de energia deste tipo já levada ao céu.

Motor foi adaptado em aeronave, que alcançou 3.500 pés de altura com o combustível | Universal Hydrogen

Segundo a empresa, o motor só foi instalado apenas do lado esquerdo da aeronave, enquanto o lado direito foi mantido o motor tradicional por questões de 'segurança no voo'.

O motor de 30 kg funciona a partir do fornecimento de hidrogênio 'verde' livre de emissões, feito por eletrólise de fontes de energia renováveis), conectado por meio de módulos próprios que mantém o gás altamente volátil, em forma líquida, por até 100 horas. 

A aeronave foi adaptada para receber o motor, racks de eletrônicos e sensores. Já o motor de turbina foi usado para decolagem, conseguiu alcançar uma altura de 3.500 pés. 

O piloto-chefe da empresa Alex Kroll relatou que o 'avião se comportou perfeitamente, e o ruído e as vibrações do trem de força da célula de combustível são significativamente mais baixos do que o do motor de turbina convencional".

Outros testes em andamento

A empresa britânica-americana ZeroAvia também fez um teste semelhante no início deste ano com um avião bimotor Dornier 288, de 19 lugares. 

A francesa Airbus afirmou que está construindo uma célula de combustível que poderia alimentar uma aeronave de 100 assentos a cerca de 1800 km, e a Rolls Royce concluiu os testes de um motor a jato convertido para funcionar direto com combustível de hidrogênio.

O combustível, por ser menos denso que o tradicional, é considerado útil para voos curtos. 

Além disso, ainda há algumas barreiras como a pouca infraestrutura voltada para este tipo de combustível, a dificuldade de trabalhar com ele e por ser extremamente explosivo.

A Universal Hydrogen espera ter a autorização definitiva para voos com passageiros até 2025.

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